A Ouvidoria do TCE recebeu, na última terça-feira (04), a visita de três coordenadores do PREZEIS, Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social do Recife, tido como referência para a urbanização de comunidades carentes. Eles foram recebidos pelo coordenador do setor, Eduardo Porto Carreiro.

Na ocasião, Ednaldo Santos, Degenildo Trajano e Josineide Souza foram convidados a firmar um compromisso de parceria permanente com o Tribunal de Contas, por meio do projeto "Parcerias Regionais Permanentes", no sentido de se estabelecer uma aliança entre Estado e cidadãos, com o objetivo de fortalecer o exercício do controle dos gastos públicos.

O “Parcerias Regionais Permanentes” é um projeto desenvolvido pela Ouvidoria desde 2006, cujo objetivo é intensificar as parcerias com entidades, de modo a viabilizar uma relação permanente com a sociedade civil organizada no exercício de fiscalização; desenvolver a consciência crítica dos parceiros quanto à função do TCE e fomentar a cultura do controle social.

Durante a visita, além de explicar a missão e os valores do Tribunal de Contas, Eduardo Porto Carreiro apresentou a Assistente Virtual do TCE, e prestou orientações sobre o portal Tome Conta, ferramenta que promove o exercício do controle social, mediante o cruzamento das informações alimentadas pelos jurisdicionados, e disponibilizadas por esse meio de transparência ativa, com a observação do que efetivamente aconteceu na realidade local pelos cidadãos. Por fim, a servidora da Ouvidoria, Waléria Sá Barreto ficou responsável por realizar uma apresentação do TCE em um evento a ser organizado nos próximos meses, momento em que serão ampliados convites de parceria a outros integrantes do terceiro setor.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 06/04/2017