expbgmar

O TCEndo Cidadania realizará, no próximo dia 25, às 09h, no município de Tacaimbó, na Região do Agreste, a primeira edição do “Fórum TCEndo Cidadania 2017”. Este ano, o Fórum TCEndo Cidadania terá a participação do Departamento de Controle Municipal (DCM), representado pela diretora Maria Elza da Silveira Barros, pelos inspetores regionais responsáveis dos municípios selecionados, e pelo Núcleo de Auditorias Especiais, com a participação de Fausto Stepple. O evento abordará o papel do Tribunal de Contas, da Escola de Contas, das Inspetorias Regionais, do Tome Conta, da Ouvidoria e da importância da transparência nos sites dos municípios para o exercício do controle social.

O Fórum é um dos projetos do TCEndo, e tem o objetivo de despertar nos cidadãos a sua co-responsabilidade no acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos e das políticas implementadas pelos poderes Executivo e Legislativo, fomentando melhores práticas de gestão e estimulando o controle social.

Segundo a Diretora do DCM, Maria Elza, “Além dos controles interno e externo, há o controle social e que reputa de maior importância através da participação do cidadão, o grande aliado das instituições para fazer acontecer as transformações necessários ao seu município, ao seu Estado e ao seu país, pois é o melhor ator na exigência de melhoria das obras, serviços e políticas públicas”.

O público-alvo do “Fórum TCEndo Cidadania" são servidores públicos, estudantes, professores e representantes da sociedade civil organizada, como os conselhos municipais, os sindicatos, as associações comunitárias, as organizações não-governamentais, e interessados em geral.

O evento é aberto, não sendo necessária inscrição prévia. No município de Tacaimbó, o Fórum acontecerá no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado no centro da cidade.

Em 2017, serão realizados mais três fóruns nos seguintes municípios: Carnaíba, Goiana, Pesqueira, que receberão o evento entre Julho e Novembro, das respectivas inspetorias: IRAR , IRMN e IRGA.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/05/2017