O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O novo presidente do TCE, conselheiro Marcos Loreto, fez uma visita à TV Globo Nordeste e às redações dos três principais jornais do Recife para fazer a entrega do convite de sua posse, marcada para a próxima quarta-feira (10).

O primeiro local visitado foi a Globo Nordeste, que agora ocupa um prédio na rua da Aurora, próximo ao Tribunal de Contas. A diretora de Jornalismo, Jô Mazzarolo, recebeu o conselheiro e percorreu com ele as novas instalações da empresa.

Em seguida os dois conversaram sobre as preocupações do novo presidente à frente do biênio 2018/19 no TCE. Loreto explicou que uma das prioridades de sua gestão será o combate intransigente à corrupção. "Precisamos deixar para trás uma posição de coadjuvante para assumir um papel de protagonista na luta pelo combate ao mau uso do dinheiro público", disse ele. "O Tribunal de Contas é um órgão com muitos elementos e grande expertise na gestão pública. E vamos utilizar essa condição para tornar a Instituição mais combativa na questão da corrupção".

JORNAIS – Da TV Globo, o presidente seguiu para o jornal Folha de Pernambuco, onde foi recebido pelo Diretor Operacional Américo Góis, pela Diretora Administrativa Mariana Costa, e pela editora-chefe Patrícia Raposo. Também participaram da conversa a editora de Política, Danielle Romani, e os jornalistas Anderson Bandeira e Daniel Leite.

Questionado sobre os planos para sua gestão, Loreto destacou que pretende intensificar o trabalho de auditoria em campo, inclusive convocando alguns dos novos auditores aprovados no concurso realizado no ano passado pelo Tribunal de Contas para reforçar as equipes de trabalho.

 “O TCE deu um passo importante no aperfeiçoamento das fiscalizações com a implantação do processo eletrônico de contas, que tornou mais seguro o envio de dados contábeis por meio eletrônico, mas a presença dos auditores in loco é fundamental, até mesmo para inibir os gestores que estejam cometendo atos irregulares ou com a intenção de fazê-los”, afirmou.

Após receber os cumprimentos da equipe da Folha, Marcos Loreto dirigiu-se para o jornal Diario de Pernambuco, para um encontro com o presidente, Alexandre Rands e a vice-presidente da empresa, Brites Caminha.

Um dos assuntos tratados na ocasião foi a transparência na gestão pública. "A sociedade hoje está mais atenta ao controle social e exigindo um papel mais atuante das instituições nesse sentido", disse Loreto. “Prova disso é a quantidade de acessos ao Portal Tome Conta, do TCE, que até o fim do ano passado atingiu a marca de três milhões de visualizações”, finalizou.

O Tome Conta, lançado pelo TCE no ano de 2015, é hoje uma das principais ferramentas de transparência e controle da gestão pública, disponibilizando à sociedade e acesso a informações sobre despesa e receita, contratos, licitações, investimentos, obras, entre outros, de todos os órgãos públicos municipais e estaduais de Pernambuco.

“Pretendemos modernizar ainda mais essa ferramenta, para que a sociedade possa nos ajudar na missão de fiscalizar o uso do dinheiro público e combater os desmandos administrativos", disse Loreto.

A última redação visitada pelo presidente do TCE foi a do Jornal do Commercio, na rua do Lima em Santo Amaro. Ele foi recepcionado pela editora-executiva do jornal, Maria Luiza Borges e pelos colunistas Jamildo Melo, do Blog do Jamildo e Giovanni Sandes, titular da coluna Pinga Fogo.

Após fazer a entrega do convite de sua posse aos jornalistas, Marcos Loreto concedeu uma entrevista à TV/JC (confira aqui), onde falou sobre vários assuntos, entre eles, crise fiscal dos municípios, Previdência, obras paralisadas, transparência, criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e as prioridades da sua gestão.

Confira mais imagens das visitas clicando aqui.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 05/01/2018