A procuradora geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano participou como palestrante convidada do Seminário de Combate à Corrupção promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), nessa quinta-feira (05). O tema da palestra foi "Tribunal de Contas: eleições e combate à corrupção".

O evento foi focado em temáticas da atualidade como reforma política, controle das campanhas eleitorais, papel da imprensa e direito eleitoral, todas diretamente ligadas ao combate à corrupção. Além da procuradora geral, participaram como palestrantes Alexandre Rands, diretor-presidente do Diario de Pernambuco; André Regis, vereador do Recife; André Teixeira, procurador federal; Jayme Asfora, vereador do Recife; e Roberto Moreira, procurador regional da República. A mediação do evento foi realizada pelo presidente da Comissão de Combate à Corrupção da OAB, Fernando José Pereira de Araújo.

Segundo Germana, é fundamental a participação de integrantes do sistema "Tribunais de Contas" em debates como esse, a fim de chamar atenção para o papel de destaque que o órgão possui no combate à corrupção durante o processo eleitoral, já que uma das principais causas de declaração de inelegibilidade de candidatos pela Justiça Eleitoral tem sido a rejeição de contas pelos TCs.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 06/04/2018