O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O conselheiro Marcos Loreto, vice-presidente do TCE-PE, esteve em Porto Alegre no início desta semana integrando a Comissão de Garantia de Qualidade da avaliação feita do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, com base no programa da Atricon intitulado MMD-TC (Marco de Medição de Garantia dos Tribunais de Contas do Brasil).

Portaria assinada em maio deste ano pelo presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, designou Loreto para participar de uma dessas comissões juntamente com os técnicos Jackson Francisco de Oliveira e Rômulo Lins de Araújo Filho, ambos do TCE-PE.

VITRINE - O MMD-TC, segundo Pascoal, é o principal programa da Atricon, que tem como finalidade avaliar todos os Tribunais de Contas do Brasil, incluindo o TCU, com base em 500 indicadores chancelados pelo BID e pelo Banco Mundial.

Os indicadores foram construídos a partir das resoluções da Atricon, as quais orientam os Tribunais de Contas a tomarem uma série de providências para melhorar o seu desempenho, aproximar-se mais da sociedade e aperfeiçoar o controle externo.

De acordo com o programa MMD-TC, cada Tribunal de Contas inicialmente se autoavalia e atribui uma nota a cada quesito. Mas essa autoavaliação só será considerada válida após passar pelo crivo da comissão externa formada por membros de outros Tribunais.

No caso do TCE-PE, a Comissão de Garantia foi constituída pelos conselheiros Sérgio Leão e Cézar Colares, do TCM-PA, a conselheira substituta Patrícia Sarmento (TCE-MS) e os técnicos Odair Scharnowski (TCE-AC) e Karina Menezes (TCM-BA). Eles foram recebidos pelo presidente Carlos Porto e em seguida reuniram-se com os técnicos do TCE-PE que fizeram a autoavaliação para iniciar os seus trabalhos.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/08/2017