Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, José Carlos Bizinotto de Miranda, Célio Roberto de Almeida e Luís Eduardo Pires de Oliveira Vieira, visitaram o TCE-PE, na última quarta-feira (20), para conhecer as práticas adotadas pelo órgão no âmbito da fiscalização das prestações de contas municipais, contas de governo e contas de gestão, bem como as técnicas e ferramentas utilizadas.

O grupo foi recebido por Bethânia Melo, Coordenadora de Controle Externo, que apresentou a experiência do Tribunal na análise das contas de governo e gestão, e, também por Fábio Pedrosa, integrante da ASTEC e Júlio César Rodrigues, Gerente da GAUD, que demonstraram os sistemas de informática utilizados nas auditorias,  eAUD, eTDA, Tome Conta Auditoria e PAeletrônico.

Em nome do grupo, o auditor Luís Eduardo Pires de Oliveira, falou da visita. “Só tenho que agradecer a hospitalidade dos colegas pernambucanos. Aqui, nos foram repassadas informações importantes para o nosso Tribunal, a exemplo de como o TCE-PE procede para manter a celeridade das prestações de contas e a profundidade da análise das auditorias que são feitas. Enfim, toda a evolução pela qual o Tribunal pernambucano passou para chegar até as auditorias concomitantes. Conhecemos também os sistemas adotados, as resoluções, a forma de atuação, etc. Trata-se de uma excelente oportunidade para trocarmos experiências”, destacou.

Bethânia Melo agradeceu ao grupo o fato de terem escolhido o TCE-PE como referência para a obtenção de dados necessários para o aperfeiçoamento do trabalho realizado pelo TCM-GO. “É sempre um prazer receber os colegas de outros tribunais. Compartilhamos os nossos avanços e trocamos experiências. Essa troca nos ajuda a  evoluir”, concluiu.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 22/09/2017