O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O presidente do TCE, conselheiro Marcos Loreto, foi um dos homenageados na noite dessa segunda-feira, numa festa que celebrou os 130 anos do tradicional Clube das Pás, localizado no bairro de Campo Grande no Recife.

Ele recebeu um diploma e uma medalha comemorativa do clube, juntamente com outras 30 personalidades dos meios jurídico, jornalístico, institucional, artístico e empresarial, pelo apoio à arte e à cultura de Pernambuco.  

"Para mim é um orgulho, enquanto presidente de uma instituição que zela pela boa gestão do patrimônio histórico e cultural de Pernambuco, ser homenageado pelo Clube das Pás, uma agremiação tão antiga e importante para o Estado e que tanto nos honra pelas suas tradições ", afirmou o presidente Marcos Loreto.    

A programação contou com a apresentação da orquestra das Pás, que atraiu um grande número de casais à pista de dança. Em seguida teve o corte do bolo pelo presidente do clube, Rinaldo Lima, queima de fogos e um show do cantor Elymar Santos que encerrou a noite cantando antigos sucessos.

HISTÓRIA E TRADIÇÃO - O Clube das Pás foi fundado no dia 19 de março de 1888, dois meses antes da Abolição da Escravatura no Brasil. Era época de carnaval. Enquanto os foliões brincavam pelas ruas do Recife, um navio de carga atracado no Porto precisava ser abastecido de carvão, às pressas, para seguir viagem. Com a mão de obra escassa em função dos festejas de momo, o navio ofereceu pagamento dobrado aos carvoeiros que aceitassem a missão. Foi então que o comerciante português Antônio Rodrigues reuniu um grupo de homens dispostos a deixar a folia de lado para fazer o serviço pesado.

Com o trabalho concluído, dinheiro no bolso e as pás de carvão nas costas, o grupo foi comemorar o feito no Clube dos Caiadores. Enquanto brincavam, tiveram a ideia de fundar um clube carnavalesco. Foi então que surgiu o Clube das Pás de Carvão, o nosso tradicional Clube das Pás. Conheça mais sobre a história do clube clicando aqui.

Confira mais imagens clicando aqui.

Confira alguns momentos da premiação

Dança de Valsa
- Apresentação de Orquestra e passistas de frevo 
- Apresentação  Elymar Santos

Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/03/2018