O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Uma equipe de jornalistas do Jornal do Commercio recebeu capacitação sobre como acessar e utilizar uma das mais importantes ferramentas de transparência e controle social do TCE, o Portal Tome Conta. A apresentação aos jornalistas foi um pedido da própria redação do jornal, que apesar de conhecer o Portal, ainda tinha dúvidas sobre como consultar dados e informações disponibilizadas na página.

O assessor técnico da CCE, Fábio Pedrosa, foi o responsável pelo treinamento. Ele mostrou passo-a-passo todas as etapas de acesso ao Tome Conta, explicando os termos utilizados, o significado de cada informação contida na base de dados, as fases de empenho (que é a reserva de dotação de recursos a serem gastos pelo poder público), liquidação (verificação do cumprimento do serviço), e pagamento, quando o dinheiro sai da conta para quitar o serviço prestado. A coordenadora de Controle Externo, Taciana Mota, também participou do treinamento, acrescentando informações sobre fiscalizações e auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas.

As explicações, segundo os jornalistas, ajudaram a equipe a entender melhor o funcionamento da máquina pública, principalmente num ano de eleições, com uma demanda maior de reportagens sobre atuação do poder público. "O Portal Tome Conta é uma das principais fontes de pesquisa nas nossas reportagens sobre licitações, gastos e investimentos por parte do poder público e municípios de Pernambuco", disse Ciara Carvalho, do caderno Cidades do JC. "O site do TCE nos ajuda muito. É metade do caminho para o nosso trabalho jornalístico e esse treinamento vai ajudar muito a entender melhor a questão das contratações e despesas realizadas ", afirmou.

A jornalista Monalisa Dourado, jornalista da área de economia do jornal, também elogiou a iniciativa. "Esse treinamento significa um avanço na qualificação do nosso trabalho. Excelente", disse ela.  

Gerência de Jornalismo (GEJO), 30/05/2018