Nesta quinta-feira (13) o presidente do TCE, conselheiro Marcos Loreto, estará em Petrolina com uma equipe de assessores para a comemoração do Jubileu de Prata da Inspetoria, ocorrido no último dia 03. Na ocasião, assim como aconteceu na Inspetoria de Garanhuns, será descerrada uma placa comemorativa pela passagem da data, seguida por uma confraternização com os servidores que compõem ou que já passaram pela Inspetoria ao longo dos últimos 25 anos.

A IRPE foi criada na gestão do conselheiro Adalberto Farias no dia 03 de setembro de 1993, com sede própria a partir de 2001, diante da necessidade do Tribunal de Contas de aproximação com seus jurisdicionados.

Sua sede própria, batizada de Clementino de Souza Coelho, homenageia o pai do fundador do TCE, o ex-governador Nilo Coelho, sendo construída com recursos do Programa de Modernização dos Tribunais de Contas (Promocontas), uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Banco Mundial (Bird).

Atualmente a IRPE é responsável pela jurisdição de 24 municípios (ver imagem abaixo) das messoregiões do Sertão e do São Francisco. Seu inspetor-chefe é o auditor das contas públicas, Ricardo Túribio Mota. 


Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/09/2018