O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

A escultura do arquiteto Wandenkolk Walter Tinôco, que teve como título "Evolução", foi a escolhida para ser instalada na área externa do Tribunal de Contas, em comemoração aos 50 anos da Instituição.

A obra, segundo a comissão julgadora responsável pela análise dos projetos, foi a que mais se enquadrou nos requisitos exigidos pelo concurso realizado pelo órgão de Contas, com o tema "TCE-PE 50 anos: Um instrumento de cidadania a serviço da melhoria da gestão pública e da vida dos pernambucanos".

As outras três concorrentes foram as esculturas "O Povo", de Alexandre Gomes de Almeida; "Registro 50", de autoria de Alexander Mont Elberto da Rocha Fernandes, e "Torre das Contas de Pernambuco", idealizada por Ricardo de Miranda Mendes.

Através do hotsite dos 50 anos, os servidores do TCE puderam votar e atribuir notas às quatro obras produzidas especialmente para o aniversário. Em seguida, uma comissão julgadora nomeada através de portaria do presidente do Tribunal, Marcos Loreto, composta pelo servidor, Eduardo Montenegro, pela arquiteta Carmem Roberta Gil Borsoi e pelo artista plástico Raul Córdula Filho, analisou os projetos com base nos critérios de qualidade estética dos trabalhos, originalidade, adequação da escultura com o tema e compatibilidade com o espaço proposto.

A peça confeccionada em aço corten destaca a solidez e o tempo de atuação do Tribunal de Contas. "Procurei fazer uma peça que partisse da grande base, de forma sinuosa e elíptica, que fosse ascendendo em busca do infinito, que seria simplesmente o objetivo de um órgão sério como o TCE, em constante aperfeiçoamento do seu trabalho e de sua atuação", disse o artista Wandenkolk Walter Tinôco .

Segundo Eduardo Montenegro, o interesse dos servidores em interpretar e avaliar as obras foi bastante positivo para o concurso. "As obras causaram estranhamento, que é uma característica da arte. Diante disto, as pessoas procuraram entender e participar", declarou.

O artista plástico Raul Córdula Filho elogiou o procedimento adotado pelo TCE para escolha da escultura, que se deu por meio de concurso. Segundo ele, o concurso é a melhor forma para a aquisição de uma obra com este fim. "O formato exigiu a feitura e apresentação das obras previamente. A qualidade do material é importantíssima numa escultura que vai ficar ao ar livre, por isso não é adequado que se julguem croquis ou maquetes", disse ele. Já a arquiteta Roberta Borsoi, que atua como consultora da Fenearte, destacou a qualidade da obra vencedora e o prestígio do autor.

O artista vencedor vai receber um prêmio no valor de 30 mil reais. A inauguração da escultura faz parte da programação de comemoração do Jubileu de Ouro do TCE que está prevista para acontecer no dia 08 de novembro.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 15/10/2018