O presidente do TCE, conselheiro Marcos Loreto, confirmou presença nesta quarta-feira (21) à solenidade de posse dos pernambucanos José Múcio Monteiro Filho e Ana Lúcia Arraes de Alencar na presidência e vice do Tribunal de Contas da União no dia 11 de dezembro próximo, em Brasília. O convite, pela primeira vez na história da instituição, foi feito de forma conjunta, ou seja, dando ênfase à posse dos dois, que são naturais de Pernambuco.

“Para nós de Pernambuco, será motivo de alegria podermos contar com a presença de dois homens públicos honrados, com uma larga folha de serviços prestados ao nosso Estado e ao nosso país, à frente de nossa maior Corte de Contas”, declarou Marcos Loreto.

A solenidade se realizará às 10h da manhã na Sala de Sessões Ministro Luciano Brandão Alves e também terá a presença de outros conselheiros do TCE-PE, entre eles o ex-presidente da Atricon Valdecir Fernandes Pascoal.

“Ter José Múcio na presidência e Ana Arraes na vice-presidência é a certeza de que o nosso sistema de controle externo continuará avançando para que possamos dar respostas céleres e objetivas à sociedade sobre temas em relação aos quais somos demandados todos os dias”, disse o conselheiro pernambucano.

BIOGRAFIA - José Múcio é o atual vice do ministro Raimundo Carreiro, que tomou posse em dezembro de 2016 e está concluindo o seu mandato. Antes de chegar ao TCU em 20 de outubro de 2019, ele foi prefeito de Rio Formoso, no interior de Pernambuco, secretário de estado, deputado federal e ministro das Relações Institucionais. Substituiu o também pernambucano Marcos Vinicius Vilaça, que acabara de se aposentar. A posse contou com a presença do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, responsável por sua indicação.

Quanto a Ana Arraes, é oriunda do serviço público federal e também exerceu mandato de deputada federal. É filha do ex-governador Miguel Arraes, mãe do ex-governador Eduardo Campos e viúva do escritor Maximiano Campos. Ela chegou ao TCU por indicação da Câmara dos Deputados.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/11/2018