Por meio de portaria assinada pelo presidente Marcos Loreto, o Tribunal de Contas decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do conselheiro João Carneiro Campos.

Na última semana de março, a Escola de Contas Públicas do TCE promoverá três cursos gratuitos, de variados temas, nas cidades de Petrolina, Caruaru e Surubim.

Nos dias 26 e 27, “Controladoria e Auditoria na gestão pública municipal” será realizado na Inspetoria Regional de Petrolina (IRPE). O auditor de controle externo do Tribunal, André Ricardo Batista, ministrará o curso. No conteúdo programático, temas como a estrutura da administração pública; objetivo e tipos de auditoria; o papel da controladoria na gestão pública; o controle nos instrumentos de planejamento e tomada de contas.

“Implantação e Regulamentação de Ouvidorias” ocorre nos dias 26 e 28, em Caruaru. O curso tem como orientadora Ana Alaíde Pinheiro, coordenadora do Programa TCEndo Cidadania, que abordará a evolução da Ouvidoria no Brasil; atualidades e tendências da área; a utilização da Ouvidoria como ferramenta para melhoria da gestão e como organizar uma Ouvidoria com efetividade. A capacitação acontecerá na sede do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE).

Já o analista de controle externo do TCE, Eduardo Maia, irá ministrar “Contratos Administrativos: fundamentos, elaboração e gestão”, nos dias 27 e 28, na Inspetoria Regional de Surubim (IRSU). A programação inclui a formalização dos termos contratuais; convocação do adjudicatário; vigências e garantias contratuais; responsabilidades do contratante e do contratado estão no conteúdo da capacitação.

Os cursos fazem  parte do Programa de Interiorização da Escola de Contas e são destinados aos servidores públicos de órgãos jurisdicionados ao TCE-PE. Para se inscrever, acesse ao site da Escola. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (81) 3181-7942 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

Escola de Contas, 21/03/2019