O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O Programa TCEndo Cidadania, do TCE-PE e da Escola de Contas, realizou na última quinta-feira (12) a oficina "A Nova Previdência: Principais Impactos", com o intuito de informar e debater as possíveis mudanças que vão acontecer a partir Reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional. 

Como palestrantes participaram Marconi Karley e Ricardo Souza, analistas de controle externo do Tribunal. Na primeira parte da oficina, Karley, que atualmente é responsável pela Gerência de Inativos e pensionistas no TCE, abordou as mudanças legais e práticas que podem acontecer se a reforma que está sendo votada no Congresso for aprovada, e alertou que os impactos a longo prazo são incertos por conta da profundidade das mudanças e da grande quantidade de peculiaridades para cada caso de aposentadorias, licenças e pensões. 

Ricardo Souza, que é advogado previdenciário, falou sobre a importância do desenvolvimento de uma cultura previdenciária, que é a consciência de começar a planejar a aposentadoria e uma reserva para a velhice desde o começo da vida laboral, e dos perfis dos novos segurados. O novo segurado deve conhecer e estudar seu perfil de renda e consumo para analisar qual o melhor tipo de investimento (fundos, ações, previdência privada, entre outros) e ter uma garantia para complementar a previdência social, considerando que a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado nos últimos anos. 

O advogado também ressaltou que os jovens devem sempre acompanhar como a tecnologia, a exemplo da inteligência artificial e da aprendizagem de máquina (machine learning), está transformando as profissões. Ao final, os participantes realizaram perguntas aos dois palestrantes e o debate foi mediado pelo gerente de Planejamento de Ações, Desenvolvimento e Inovação da Escola de Contas, Dácio Rijo. 

A estudante de jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Dulce Neves, elogiou o evento. “As palestras foram muito boas, não foram maçantes, e apesar de ser um assunto que eu não tenha muito conhecimento deu para entender e clarear as ideias sobre o tema. Fiquei preocupada e  já vou começar a pesquisar para planejar o meu futuro”'. 

Confira mais fotos do evento aqui. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 16/09/2019