O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Um exemplo de boas práticas adotadas pela educação pública em Pernambuco foi destaque em um evento promovido pela Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC) do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, na última segunda-feira (21), que discutiu na cidade de Porto Alegre os métodos de gestão e excelência no ensino público.

A professora Uanne Freire Bezerra, que leciona Biologia na escola de ensino médio Aura Sampaio Parente Muniz, sediada no município de Salgueiro, foi a convidada especial do evento.

Na ocasião, ela apresentou aos técnicos e auditores do TCE-RS, além de estudantes, pesquisadores e jornalista locais, as práticas adotadas pela instituição em que trabalha que conseguiram zerar a evasão escolar e estimular a pesquisa científica entre os estudantes. 

Uanne participou da reunião a convite do conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), que preside o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, responsável por um estudo que vem mapeando os bons resultados das redes de ensino fundamental do Brasil.

O exemplo da escola de Salgueiro chamou a atenção dos participantes. A professora Uanne Bezerra fez uma explanação dos resultados do trabalho, contextualizando aos presentes que a cidade de Salgueiro fica no Sertão do Estado, numa região socioeconômica marcada pela pobreza, o que, segundo ela, não foi impedimento para o alto desempenho alcançado pela instituição.

BOAS PRÁTICAS - A escola Sampaio Parente funciona em turno integral com índice zero de evasão de alunos, agregando às disciplinas tradicionais, programas voltados ao empreendedorismo e à pesquisa científica. As práticas de aprendizagem e gestão interna oferecem aos alunos todo o suporte para ingressar em universidades federais com índice de aprovação bem expressivo.

A experiência relatada pela professora pernambucana recebeu elogios do diretor da ESGC, Sandro Bergue. “A escola desenvolve um projeto de iniciação científica que trabalha com problemas locais, do saneamento à saúde pública, por exemplo, reforçando o vínculo dos jovens com a instituição e oferecendo a eles um sentido maior para o processo de aprendizagem”, afirmou.  “Isso revela o quanto se pode vincular o ensino à realidade vivida pelos alunos”, disse ele.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 24/10/2019