O TCE informa que, devido à manutenção dos servidores de banco de dados do Tribunal, todos os sistemas corporativos ficarão indisponíveis
no próximo sábado (23), das 7h às 18h.


As equipes de servidores da Coordenadoria de Administração Geral (CAD) do TCE se reuniram, nesta terça-feira (5) para participar do I Fórum CAD, uma expansão do antigo Fórum Administrativo, realizado desde 2012. O encontro, que contou com a presença de mais de 100 integrantes da área, aconteceu das 8h30 às 17h e abordou a temática do pertencimento e do propósito no serviço público. 

Quem deu as boas-vindas aos participantes foi o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Marcos Loreto, que comentou o sucesso na realização do evento anual de integração. “Antes, o fórum era realizado apenas para servidores do Departamento de Administração e Infraestrutura (DAI). Agora, por ter se mostrado uma experiência tão exitosa, expandiu para se tornar um evento de toda a CAD e isso só nos prova o tamanho do sucesso que é esse encontro. É um caminho sem volta quando preparamos algo dessa grandeza. Estamos prestes a concluir esta gestão, mas o sentimento não é de fim e, sim, de continuidade. As gestões seguem um ideal de qualificação e capacitação intensas, além de valorizarem este momento de integração”, disse o presidente. 

A CAD é formada por quatro setores: o DAI, o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), o Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) e o Departamento de Expediente e Documentação (DED). Ao todo, os departamentos integram 15 gerências. 

Segundo Ana Cecília Bastos, coordenadora da CAD, a área possui um leque enorme de atividades heterogêneas, por isso, foi necessário pensar numa temática relevante para todos. “Há algo que todos nós temos em comum: somos servidores do setor público, da área administrativa do TCE. A sociedade está cada dia mais exigente, cobrando um serviço de qualidade. Entendendo isso, decidimos trabalhar a questão do pertencimento e do propósito, estimular a percepção de que juntando as nossas funções nós prestamos um grande serviço às pessoas”, explicou Ana Cecília.

Para a servidora Andréa de Melo, lotada na Gerência de Administração de Imóveis (GIMO), o encontro tem um caráter ético. “O evento está trazendo um momento de reflexão sobre a importância de sermos servidores públicos, a nossa responsabilidade perante a sociedade. Além disso, é uma oportunidade de interação e troca de vivências profissionais e humanas”, falou.

O Fórum CAD contou com várias atividades, mostras de vídeos e dinâmicas de grupo, além de reflexões sobre a relação dos servidores com os princípios do Tribunal e o papel da instituição na sociedade, suas perspectivas e compromissos. Toda a programação teve condução da facilitadora Larissa Lisboa, da consultoria Add Skills, com palestras do presidente Marcos Loreto; de Ana Cecília Bastos; do diretor do DGP, Paulo Otávio Cavalcanti; e da Coordenadora de Controle Externo, Adriana Arantes. Ao final do evento, foi realizado um sorteio com entrega de diversos brindes. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 06/11/2019