O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

FOTOS: Wagner Araújo/TCE-PR

O conselheiro Valdecir Pascoal recebeu, na última terça-feira (12), uma homenagem das entidades que promoveram o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Foz do Iguaçu (PR). Ele foi agraciado com a Medalha do Mérito do Controle Externo, concedida pelo presidente da Associação dos membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Fábio Nogueira (TCE-PB), entidade que Pascoal presidiu por dois mandatos, de 2014 a 2017. 

“Essa comenda tem o caráter do reconhecimento e da gratidão aos que contribuem com a evolução das atividades de fiscalização e o conselheiro Pascoal é uma espécie de unanimidade entre os membros do sistema Tribunais de Contas, pelo muito que fez pela Atricon e pelo controle externo”, disse ele.

Os demais presidentes das entidades também reforçaram a importância da homenagem. “Valdecir Pascoal é um benfeitor valoroso e inestimável do aperfeiçoamento do Sistema”, afirmou o conselheiro Ivan Bonilha (TCE-PR), do IRB. “E dedicou muito do seu tempo a favor do Controle Externo”, ressaltou. 

Para o conselheiro Thiers Montebello (TCM-RJ), Pascoal tem seu nome no panteão daqueles que contribuem com o controle externo brasileiro. Já o ministro substituto Marcos Bemquerer Costa (TCU), disse que o conselheiro é uma referência e um exemplo a ser seguido. 

A homenagem foi acompanhada pelos conselheiros do TCE-PE, Marcos Loreto (presidente), Carlos Neves, Ruy Harten (substituto), Carlos Pimentel (substituto) e Luiz Arcoverde (substituto), além de vários servidores da Casa,

FOTOS: Wagner Araújo/TCE-PREMOÇÃO - Pascoal iniciou os agradecimentos falando do orgulho que sente de pertencer ao Tribunal de Contas de Pernambuco “uma referência nacional e uma verdadeira escola, que tem contribuído significativamente para o meu crescimento profissional e pessoal”.

Em seguida, se referiu aos presidentes das entidades que representam o Sistema de Controle Externo afirmando que hoje todas estão nas mãos de “grandes lideranças”. 

“Os desafios não param de crescer. A quadra histórica exige de nós todos cada vez mais comprometimento institucional. É preciso firmeza e sabedoria para enfrentarmos um ciclo de reformas estruturadoras que se avizinham, mas que não podem desconstruir ou enfraquecer o controle, nem mitigar uma das mais importantes conquistas da constituição: o respeito à autonomia dos Tribunais de Contas e o caráter federativo do sistema. A luta é continua, mas precisamos nos reinventar quanto ao processo de contas e sua responsabilização. O bom é saber que existe um time de homens públicos decentes e trabalhadores à frente de nossas entidades representativas e ao lado deles uma legião de membros e servidores também comprometidos com as causas republicanas”, disse ele.

E encerrou afirmando que pretende continuar sua missão no TCE-PE sendo um bom servidor público, contribuindo sempre com algumas reflexões que possam trazer o aprimoramento do Sistema Tribunais de Contas. “Continuemos tocando em frente meus amigos, com trabalho, dedicação, sabedoria e vontade de acertar”, afirmou.

Pascoal recebeu a medalha das mãos da esposa, Dalva, a quem agradeceu pelo companheirismo, apoio e incentivo. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 13/11/2019