Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 8h às 14h ou ouvidoria@tce.pe.gov.br

Protocolo - atendimento digital  acesse o site - “Consultar/Protocolar documentos” no campo "PRINCIPAIS SERVIÇOS". Em caso de dúvidas, procurar o suporte técnico a sistemas.

A partir de 15 de setembro, as sessões de julgamento passam a acontecer às 10h dos seguintes dias: 1ª Câmara: Terça-feira, Pleno: Quarta-feira, 2ª Câmara: Quinta-feira. Todas com transmissão pela TV TCE-PE.

Na última terça-feira (19), o Programa TCEndo Cidadania levou novamente a história de superação do procurador do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre, para os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Falcão, em Tejipió. A ação TCEndo Inspira começou em março deste ano com o intuito de levar histórias inspiradoras de superação pela educação para estudantes que estão perto de prestar vestibular. Desde então quatro escolas da Região Metropolitana do Recife receberam a palestra, reunindo um total de 418 alunos da rede pública estadual.

A Aníbal Falcão recebeu duas vezes a palestra, para grupos diferentes de alunos, por um desejo da direção da escola. No encerramento da ação, os alunos realizaram uma homenagem ao procurador Ricardo Alexandre entregando uma caixa com palavras que representam sua personalidade e trajetória. Ricardo também foi aluno de escola pública e desde cedo concilia uma rotina de muito estudo com trabalho, colhendo uma trajetória de aprovações em concursos de diversos níveis e áreas até chegar ao cargo que ocupa hoje, além de publicar livros na área de Direito.

“Minha mãe era professora e desde criança via como ela falava da dificuldade que tinha para engajar os alunos nas aulas porque eles não tinham perspectiva de futuro. Para mim o que funcionou para quebrar esse pensamento foram os exemplos pelos quais pude observar quando eu pensei fora do meu "cercadinho", ou seja, ter visto pessoas de carne e osso iguais a mim que conseguiram, me fez perceber que eu também podia, e aí enxerguei na educação a solução pra tudo. Ninguém pode chegar para uma criança ou um adolescente e dizer o limite dele”, destacou o procurador.

ESCOLA DE CIDADANIA - Os alunos da Aníbal Falcão também participaram do aniversário de 15 anos da ação Escola de Cidadania em junho de 2019. Eles apresentaram os resultados das atividades que foram desenvolvidas durante 2018 nas ações da Escola de Cidadania. Três módulos temáticos foram trabalhados: Direitos e deveres, Voto Consciente e Corrupção. Os estudantes mostraram os textos e entrevistas produzidos, uma peça de teatro simulando um debate entre candidatos com propostas distintas, e interpretação da música “Que país é esse?” da banda Legião Urbana.

Confira um vídeo da TV TCE-PE sobre o evento.

Escola de Contas, 21/11/2019