Três dias de evento voltado exclusivamente para auditores e equipes de fiscalização do TCE. É o CONECTAUDITORIA, encontro promovido pela Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal (CCE) com o objetivo de integrar as áreas de fiscalização da Casa, que começou nesta quarta-feira (11) e lotou o auditório do 10º andar do edifício Dom Helder.

Assim que chegaram, os participantes assistiram a um vídeo produzido pelas equipes de auditoria contando algumas experiências vividas por elas durante trabalhos em campo.

Em seguida, a coordenadora da CCE, Adriana Arantes, agradeceu o empenho das equipes envolvidas na organização do encontro e deu as boas-vindas aos presentes, lembrando a importância do momento para a integração das equipes de fiscalização do TCE.

PALESTRAS - A primeira atividade do dia foi uma palestra com a jornalista do Rio Grande do Sul, Aline Scherer, que falou sobre propósito e felicidade na vida e no trabalho. “O segredo para alcançar a felicidade na vida e no trabalho está basicamente ligado ao prazer no que se faz, ao sentido que isso traz para nossas vidas e ao fato de nos enxergarmos como parte importante no processo de escolha e resultados”, enfatizou.

“A arte de julgar (controlar) a gestão: as naturais tensões institucionais e sociais” foi o tema da palestra do conselheiro Valdecir Pascoal, que falou em seguida. O conselheiro pontuou os principais desafios encontrados pelo julgador, destacando o aprimoramento do controle e das técnicas de auditoria como prioritários para a melhoria das condições na hora de formar o voto. “É preciso ir além, ter a percepção e a sensibilidade para ver e entender não somente as falhas e irregularidades cometidas, mas o que também está sendo feito de positivo pela gestão fiscalizada”.

Um painel sobre as contribuições para a boa gestão pública encerrou a programação da manhã. Nele, os servidores Nazli Nejaim, Marcelo Lopes, Juliana Montenegro e Adriana Leite, da GEAF; Bruno Câmara, da GLTI; Adriana Frej e Júlio Cezar, da GEAP; e Carolina Gondim do Departamento de Controle Estadual, fizeram um resumo de algumas auditorias, a exemplo das realizadas no sistema educacional do município de Bonito e na regulamentação da transparência das Organizações Sociais de Saúde em Pernambuco, mostrando a realidade encontrada, os problemas e desafios e os resultados para a sociedade.

À tarde, foi a vez do inspetor de controle externo do TCE-PR, Rodrigo Damasceno, fazer uma apresentação sobre “Matriz de Responsabilização: teoria e prática”.

Nesta quinta-feira, o CONECTAUDITORIA vai discutir inovação, o controle no combate à Corrupção e os desafios e perspectivas para o futuro.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/12/2019