Dando continuidade à agenda de visitas aos segmentos do TCE, representantes do Tribunal Administrativo de Moçambique visitaram, na manhã desta quinta-feira (23), a Escola de Contas Públicas (ECPBG). Eles foram recebidos, na sala da Coordenação, pelo assessor técnico Willams Brandão, representando o coordenador da ECPBG, Ricardo Martins, e pelos gerentes da instituição Ricardo Clemente (Gerência Financeira), Rodrigo Arruda (Gerência de Planejamento de Ações Educacionais, Desenvolvimento e Inovação), Sandra Inojosa (Gerência de Ações Educacionais Corporativas) e as servidoras Fernanda Pereira e Verônica Cabral, do Programa TCEndo Cidadania.

Na oportunidade, os gestores do TC moçambicano: Ana Maela (secretária geral), José Maduela (diretor Nacional da Cooperação Internacional), Joaquim Panguana (diretor nacional de Recursos  Humanos) e Paulo Britto (diretor nacional de Planificação e Estatística) visitaram os diversos segmentos da instituição e assistiram a uma apresentação elaborada pela ECPBG em que foram abordadas as linhas gerais da organização e funcionamento da Escola; os aspectos históricos de sua criação; os últimos números de servidores e jurisdicionados capacitados e o quantitativo de cidadãos estimulados ao exercício do controle social, através de ações desenvolvidas pelo Programa TCEndo Cidadania.

Por fim, foram discutidos os principais desafios da ECPBG  visando conciliar sua prática pedagógica com as diretrizes institucionais da nova gestão do TCE-PE, sob a presidência do conselheiro Dirceu Rodolfo, que priorizará, no biênio 2020/2021, dentre outros, os seguintes tópicos: a inovação, o controle de políticas públicas e o estímulo à transparência e ao Controle Social.

Para aprimoramento da sua atuação, dentro dessas linhas de trabalho, a Escola de Contas, na gestão de seu diretor, conselheiro Valdecir Pascoal, pretende firmar parcerias para intensificação do uso de ferramentas de Tecnologia da Informação, com vistas a levar para um maior  número de cidadãos práticas de estímulo ao controle social. Também se pretende criar um Portal do Conhecimento (contendo vídeos, legislação, artigos) objetivando consolidar materiais de orientação para gestores públicos e a divulgação de dados e informações para os servidores do TCE e para a sociedade pernambucana.

Escola de Contas, 24/01/2020