O Pleno do TCE, em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (16), por meio de videoconferência, aprovou um voto de pesar pelo falecimento, ocorrido ontem, do ex-prefeito de Olinda, Germano Coelho.

A proposição foi do conselheiro Carlos Neves, que destacou a trajetória política e os feitos realizados pelo ex-prefeito, como a de articular o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade concedido pela Unesco, a Olinda, em 1982. O conselheiro Marcos Loreto, sobrinho de Germano, também destacou o legado político de Germano, dando ênfase à criação do movimento de cultura popular por parte do ex-político.

O presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo, também se juntou à homenagem, e falou sobre a intelectualidade de Germano, que foi seu professor, e da sua paixão por Olinda.

Germano Coelho tinha 93 anos. Advogado, educador e humanista, foi professor do curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco e prefeito de Olinda por dois períodos: de 1977 a 1980 e de 1993 a 1996.

Participaram ainda da sessão do Pleno a procuradora geral do MPCO, Germana Laureano e o auditor geral, conselheiro substituto Adriano Cisneiros.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 17/04/2020