O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Em reunião realizada na última sexta-feira (17), por meio de videoconferência, o presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo, e o Secretário de Finanças do Estado, Décio Padilha, discutiram algumas ações em conjunto, no sentido de prestar uma melhor orientação aos gestores públicos quando da aquisição de bens e insumos durante a pandemia do coronavírus em Pernambuco.

Também participaram da reunião o advogado Leonardo Saraiva, presidente da comissão de Infraestrutura da OAB-PE e o procurador Jurídico do TCE, Aquiles Bezerra.

Um dos pontos discutidos foi a assinatura de um convênio entre o Tribunal de Contas e a Secretaria da Fazenda para criação de um banco de preços a ser disponibilizado ao gestor público, especialmente aos secretários de Saúde dos municípios, com referências de valores de produtos e insumos a serem adquiridos nas ações de enfrentamento e combate à Covid-19.

Os preços, disponibilizados no banco, são baseados em informações de notas fiscais eletrônicas emitidas, possibilitando aos gestores a consulta a uma fonte real e confiável dos valores praticados no mercado.

“Em momentos de extremas incertezas e oscilações de preços, principalmente insumos relativos às políticas públicas de saúde no combate à pandemia, é importante que o Tribunal de Contas, por meio de parcerias com órgãos da relevância da Secretaria de Finanças, ofereça mecanismos que tragam conforto aos nossos jurisdicionados na efetuação das compras”, afirmou o presidente Dirceu Rodolfo.

“O que se busca nessa parceria”, continuou, “é a urdidura de preços referenciais, e não verdades absolutas de mercado”, concluiu o presidente.

Outro assunto em discussão foi a possibilidade de utilização, por parte dos gestores, da COSIP (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública), nas ações de enfrentamento à pandemia, bem como a recomendação para isenção da taxa para consumidores de até 220 kw, a exemplo das isenções concedidas pela União e pelo Estado de Pernambuco.


Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/04/2020