O presidente Dirceu Rodolfo esteve, no último dia 08, no município do Cabo de Santo Agostinho, para conhecer as instalações do hospital de campanha Ricardo Brennand, localizado na PE-60.

Ele estava acompanhado do procurador Jurídico do TCE, Aquiles Bezerra, e foi recebido pelo prefeito Lula Cabral, pela Secretária Municipal de Saúde, Juliana Vieira e pelo Secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Osvir Guimarães.

O presidente do TCE visitou todas as instalações do hospital e foi informado sobre as iniciativas que estão sendo tomadas pela gestão para conter o avanço da Covid-19 no município.

O hospital de campanha do Cabo, de média complexidade, está com 98% do projeto concluídos, com 90 leitos de enfermarias, 10 de estabilização e investimento na ordem de R$ 1.929.900,00.

O projeto causou boa impressão ao presidente Dirceu Rodolfo, em especial à estrutura planejada para oferecer maior proteção à equipe médica.

“Estamos constatando que o hospital foi muito bem planejado”, disse ele. “No que se refere à função institucional do Tribunal de Contas, no momento adequado, nós vamos analisar as questões burocráticas, a economicidade do projeto, os valores aplicados, tudo sob os auspícios do relator das contas do município em 2020”, afirmou.

OLINDA – Na segunda-feira (11), o presidente e o procurador jurídico do TCE foram à cidade de Olinda, para uma visita ao hospital de campanha que está sendo construído no bairro da Cidade Tabajara, com 60 leitos de enfermaria, para atender casos de média e baixa complexidades de Covid-19.

O hospital fica localizado num prédio anexo à Unidade Brites de Albuquerque, que também oferece leitos para tratamento para pacientes com coronavírus, em parceria com o Estado.

Dirceu Rodolfo, que estava acompanhado do prefeito, Professor Lupércio, do vice, Márcio Botelho, da Secretária de Saúde, Luciana Lopes e do procurador municipal, Paulo Maciel, destacou a importância da proximidade entre as duas unidades de saúde, o que vai contribuir para um atendimento mais rápido aos pacientes contaminados.

Segundo ele, as visitas aos hospitais foram importantes para que o Tribunal de Contas veja de perto as ações dos gestores no enfrentamento à Covid-19, que vêm ao encontro do que tem sido recomendado pelo TCE às prefeituras. “Os municípios da Região Metropolitana têm que gerar, urgentemente, novos leitos em suas cidades, para não saturar o sistema de saúde instalado no Recife. É importante diminuir os gargalos”, afirmou Dirceu Rodolfo.

“Nossa missão é analisar essas iniciativas e investimentos, bem como as dificuldades dos gestores diante da necessidade de geração de novos leitos”, disse ele. “Por outro lado, a legitimidade dos gastos empregados na estruturação dos imóveis, as pendências e custos, tudo isso está sendo acompanhado pela equipe de fiscalização do TCE e será analisado pelos relatores das contas dos respectivos municípios”, concluiu o presidente.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 13/05/2020