O presidente do Tribunal de Contas, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, recebeu nesta terça-feira (12), uma visita de cortesia do prefeito eleito do Recife, João Henrique Campos.

O encontro contou com a presença também dos conselheiros Carlos Neves, Marcos Loreto, Ranilson Ramos e Valdecir Pascoal e do procurador Ricardo Alexandre, representando a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano.

O prefeito estava acompanhado do secretário de governo, Carlos Muniz, do chefe da assessoria especial, Antônio Limeira e dos membros da procuradoria do Recife, Giovana Barros (procuradora-geral), Silvio Lins e Pedro Pontes.

Na ocasião, foram debatidos temas como os desafios da gestão na atual conjuntura, com ênfase em assuntos como saúde, educação e cultura, tão afetados em tempos de pandemia. O conselheiro Dirceu Rodolfo desejou sucesso ao novo gestor e destacou a importância da sinergia entre as instituições, ressaltando a missão de controle social do Tribunal de Contas. “Esta instituição estará sempre aberta ao diálogo. Aqui buscamos entender as coisas com um viés empático, trocando de posição com o gestor, e entendendo, como diz o conselheiro Valdecir Pascoal, o tempo da gestão e o tempo do controle”, comentou Dirceu, reforçando o papel no TCE para o aprimoramento da gestão pública.

Além de apresentar a equipe, João Campos agradeceu as palavras do presidente do TCE e citou a importância do fortalecimento das instituições, colocando a prefeitura à disposição. "Todos nós vamos passar, mas as instituições que representamos continuam, por isso é importante fortalecê-las", comentou.

Em seguida, o conselheiro Valdecir Pascoal, atual diretor da Escola de Contas do TCE, falou sobre ações da Escola, como o TCEndo  Cidadania e comentou a importância da educação como prioridade da gestão.

O procurador do MPCO, Ricardo Alexandre, destacou a contribuição do controle externo à gestão. “O controle externo é como um controlador de voo, ou seja, ele define parâmetros, acompanha tudo, mas não pilota os aviões, embora seja também passageiro já que é usuário das políticas públicas”, comentou Ricardo.

O vice-presidente do TCE, conselheiro Ranilson Ramos, economista de formação, falou sobre a importância do planejamento dentro da nova gestão.

O conselheiro Marcos Loreto reforçou que o TCE, como um órgão fiscalizador e pedagógico, estará sempre pronto a orientar os prefeitos. Na mesma linha dos demais, o conselheiro Carlos Neves comentou sobre a importância da institucionalidade e da boa relação entre os órgãos.

A procuradora-geral da prefeitura, Giovana Barros foi mais uma a ressaltar a importância do controle público e da parceria entre os órgãos públicos. “Nosso objetivo é fazer com que as políticas públicas cheguem às pessoas”, disse.

Ao final da visita, o presidente do TCE presenteou o prefeito com o livro dos 50 anos do Tribunal de Contas, escrito pelo jornalista Inaldo Sampaio.

OUTRAS VISITAS –  Nesta segunda-feira (11), também estiveram no TCE para um encontro com o presidente, os prefeitos eleitos de Serrita, Aleudo Benedito, acompanhado do deputado estadual Aglaison Victor, e de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, acompanhado do deputado estadual Diogo Moraes. Ambas as visitas foram de cortesia e de apresentação por parte dos gestores.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/01/2021