Dando início às sessões de julgamento em 2021, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou, nesta quarta-feira (27), votos de pesar pelo falecimento do livreiro e fundador da Livro 7, Tarcísio Pereira, do ex-prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho e da mãe do conselheiro substituto Marcos Nóbrega, Maria Rios da Nóbrega.

O voto pelo falecimento de Maria Rios da Nóbrega, ex-professora e mãe do conselheiro substituto Marcos Nóbrega, foi proposto pelo conselheiro Carlos Neves. Ela morreu no último dia 15 de janeiro, aos 82 anos.

Foi de Carlos Neves também o voto de pesar pela perda do livreiro Tarcísio Pereira, que faleceu na última segunda-feira (25), aos 73 anos, vítima de complicações da Covid-19. Nascido no Rio Grande do Norte, Tarcísio foi fundador da Livraria Livro 7, ponto de encontro cultural entre os anos de 1970 e 2000, que chegou a ser a maior livraria nacional em tamanho e exemplares (60 mil), reconhecida pelo Guinness Book.

O conselheiro lembrou também a importância da Troça Carnavalesca "Nóis sofre, mas nóis goza", fundada por Tarcísio que desfilava no Sábado de Zé Pereira, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. “Além de vender livros ele entregava conhecimento, carinho e amor a todos que chegavam a sua livraria”, comentou Carlos Neves, que ressaltou a visão empreendedora, cultural e educacional de Tarcísio.

O conselheiro Carlos Porto propôs um voto pelo falecimento do ex-prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho, ocorrido no último dia 15, aos 71 anos de idade.

Porto falou sobre a longa amizade que mantinha com Osvaldo Rabelo, destacando não só a capacidade política do ex-prefeito, que administrou Goiana por quatro mandatos, como também a empresarial. “Ele deixa um legado por sua atuação política e a surpresa que causou no meio empresarial como grande empreendedor nordestino, chegando mesmo a romper fronteiras internacionais”, comentou Carlos Porto.

O conselheiro Ranilson Ramos, vice-presidente do TCE, que presidiu excepcionalmente a sessão do Pleno, se associou aos votos de pesar, aprovados por unanimidade pelos conselheiros presentes. Representou o Ministério Público de Contas no Pleno o procurador Ricardo Alexandre, e a Auditoria Geral, o conselheiro substituto Adriano Cisneiros.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/01/2021