O presidente do TCE, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, participou nesta quarta-feira (7) da abertura do 19º Fórum Estadual Virtual promovido pela União dos Dirigentes Municipais da Educação em Pernambuco (Undime-PE) para discutir a gestão da educação municipal em tempos de pandemia, com foco nos efeitos, nas orientações e nas adequações necessárias.

O encontro serviu também para discutir o Conviva Educação (sistema de gestão gratuito para Dirigentes Municipais de Educação, equipes técnicas das secretarias, gestoras e gestores escolares), destacando a importância da importação dos dados do Educacenso na organização da educação do município.

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro que permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas e privada. O levantamento é feito pela internet e, a partir dos dados coletados, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Na ocasião, Dirceu Rodolfo elogiou o trabalho desenvolvido pela Undime, que serve de ponte entre a base da educação e os órgãos governamentais e de controle, e o empenho dos educadores pernambucanos em manter vivo o compromisso com a educação, ainda mais em um momento delicado e desafiador como o que vivemos atualmente com a pandemia.

“Conhecemos a Undime por meio de uma audiência pública sobre educação, que o TCE promoveu, e foi aí que descobrimos onde estavam os verdadeiros educadores do Estado, preocupados com o conhecimento dos grandes problemas, carências e contradições da educação no país, a começar da elaboração do orçamento, onde não se visualiza a adoção de políticas públicas realmente eficazes. Eles trabalham na busca incessante da consciência cidadã e conhecem as diferenças entre a educação libertadora e o grande desafio prático de executá-la”, enfatizou o presidente.

Ele destacou ainda a importância da relação de parceria da Undime com o Tribunal, que contribuiu, inclusive, na elaboração de uma Cartilha sobre a educação, lançada pelo TCE no ano passado e na elaboração de uma metodologia para melhor avaliar as políticas públicas nesta área. “Esse trabalho conjunto tem contribuindo na melhoria de nossa atuação, principalmente no momento em que vivemos os efeitos da segunda onda da Covid-19, culminando recentemente em uma recomendação (Recomendação Conjunta TCE/MPCO nº 002/2021) aos gestores públicos sobre como deve acontecer o retorno presencial seguro das aulas em Pernambuco”, acrescentou Dirceu Rodolfo.

Participaram ainda do evento, o Secretário Estadual de Educação, Marcelo Barros, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, o professor Antônio Habib, do Conselho Estadual de Educação, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, dentre outros.

Assista aqui a íntegra do evento 📺📱💻.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 09/04/2021