O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Após um concurso que contou com a participação de servidores da Casa, o TCE divulgou o nome do Laboratório de Inovação, que vai se chamar Prisma Lab. O anúncio foi feito pelo presidente, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, durante um debate no Escola Ao Vivo, no último dia 23 de julho. É mais um passo no que diz respeito à inovação, uma das prioridades da atual gestão.

O concurso teve início no final de junho, seguindo até 7 de julho, quando os servidores participaram enviando sugestões, por meio de um formulário eletrônico disponibilizado na Intranet e divulgado pelos canais de comunicação do Tribunal. Os critérios para a escolha foram originalidade, criatividade e facilidade para a escrita, leitura e pronúncia. Ao todo foram enviadas 85 sugestões, sendo o nome vencedor proposto pelo servidor José Ribeiro de Andrade Neto, da Inspetoria Regional de Petrolina do TCE.

A criação do Laboratório de Inovação vem sendo discutida desde 2019 com a realização da Semana da Inovação do TCE. O pontapé inicial para a concretização se deu em março de 2020, quando a rede de colaboração pela inovação foi ampliada com a assinatura do convênio com a UFRPE, onde atuam mais de 20 pesquisadores que promovem a transformação digital do Tribunal a partir de células de pesquisa dedicadas a explorar a inovação em gestão de pessoas, auditoria e tecnologia.

Desde então, diversas ações foram feitas, como definição de trilhas de aprendizagem, lançamento de protótipos de soluções na área de ciência de dados, além da própria estruturação do Prisma, fruto de um processo amplo de entendimento de inovação no setor público e das necessidades da instituição.

O coordenador do convênio em inovação entre a UFRPE e TCE-PE e professor da Universidade Rural de Pernambuco, George Valença, explica que entre outras ações, o Prisma Lab levou conceitos de design e criatividade para o "Encontro Técnico Sobre Inovação”, realizado no dia 5 de agosto, a partir de uma solicitação da Coordenadoria de Administração Geral do Tribunal.

Além disso, ainda em agosto, serão realizadas três oficinas de inovação com a Ouvidoria e outras áreas da Casa, como a área de fiscalização, para abordar o tratamento de manifestações dos usuários e avaliação contínua dos serviços públicos. “Nesse contexto, exploraremos técnicas de Design Thinking para desenhar processos voltados à esta nova atuação da ouvidoria, de forma que o TCE faça uma boa auditoria interna e possa agir como mediador de demandas para outros órgãos”, comentou George.

Também estão planejadas oficinas para os meses de setembro e outubro ligadas ao trabalho da auditoria, além da celebração de um convênio com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado.

George ainda explica que um dos objetivos para o futuro é ter um canal para que os servidores possam estabelecer uma relação mais próxima com o Prisma, além de um ambiente na web que reunirá orientações e resultados do laboratório.

“Neste momento, o convite é para que os servidores da Casa se envolvam com as oficinas a serem realizadas e conheçam mais sobre os conceitos trabalhados pelo Prisma a partir da trilha de aprendizagem de inovação, disponível no Portal do Conhecimento”, destaca.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 09/08/2021