Nesta quarta-feira (12), foi publicada, no Diário Oficial do Estado, a nomeação pelo Governador Paulo Câmara, do procurador Gustavo Massa Ferreira Lima para exercer o cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).

Ele foi eleito na tarde de ontem (11), por unanimidade, pelos oito procuradores do Ministério Público de Contas de Pernambuco. Gustavo Massa ocupará o cargo no biênio 2022-2023 em substituição a Germana Laureano, que conduziu a eleição após cumprir dois mandatos seguidos à frente do órgão.

O procurador Guido Rostand Cordeiro Monteiro, igualmente escolhido de forma unânime, será o novo responsável pela Corregedoria Geral do MPCO. Ele substituirá a procuradora Eliana Lapenda. A posse dos novos dirigentes está prevista para ocorrer no dia 26 de janeiro, durante a primeira sessão do Pleno do ano.

Na ocasião, a procuradora-geral, Germana Laureano, renunciou à elegibilidade para a Corregedoria Geral, estando também impedida de concorrer ao cargo que ocupa atualmente. Já os procuradores Eliana Lapenda, Gilmar Lima, Ricardo Alexandre, Maria Nilda e Cristiano Pimentel renunciaram à elegibilidade de ambos os cargos.

Antes da votação, Germana Laureano agradeceu a parceria de seus pares durante os dois mandatos. “Sinto-me muito alegre por presidir mais uma eleição para a liderança da nossa instituição. Mais uma vez, construímos uma votação tranquila e democrática, assim como tem sido nossa convivência nos últimos anos. Agradeço a companhia e o apoio de todos durante esses quatro anos como procuradora-geral. Foi um período de dificuldades, mas é nesses momentos que encontramos nossos verdadeiros amigos. Aqui não tenho só sete pares, mas sete grandes amigos”, afirmou ela.

O procurador Gustavo Massa também agradeceu a confiança de seus colegas para a nova fase. “Sou muito grato pela credibilidade que o voto de todos vocês representa. Como diretriz básica, seguirei o diálogo horizontal e o aperfeiçoamento da comunicação externa e interna no MPCO. Minha missão será ajudar e me disponibilizar à conversa sempre, na tentativa de dar continuidade ao trabalho insuperável dos procuradores Germana Laureano e Cristiano Pimentel”, garantiu Massa.

Ao final da contagem dos votos, Gustavo Massa e Germana Laureano tiveram um encontro com o presidente do TCE, conselheiro Ranilson Ramos, para comunicar o resultado da eleição. Logo após, eles seguiram para o Palácio do Campos das Princesas, para uma reunião com o Governador Paulo Câmara, que assinou o ato de nomeação.

ll TRAJETÓRIA ll

Gustavo Massa ingressou na vida pública aos 15 anos, por meio do concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), da Aeronáutica. Em 1991, como terceiro colocado da turma, formou-se oficial aviador. Participou de diversos cursos nas áreas de instrução e inteligência, destacando-se o realizado na Real Força Aérea Britânica (RAF), em 1995, no Reino Unido. Em 1997, ingressou na Faculdade de Direito do Recife, aprovado em 3º lugar no vestibular, tomando posse no cargo de Auditor Fiscal da Previdência Social já no ano seguinte. Aprovado em vários concursos na área de Procuradoria Pública e Ministério Público, obteve o primeiro lugar para o cargo de procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco, assumindo a função em 2005. Além da graduação, Gustavo Massa fez mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/01/2022