Servidores do TCE que fazem parte da turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas participaram, na última sexta-feira (13), de uma aula de campo na Estação Ecológica Bita e Utinga.

O local é uma unidade de conservação estadual de proteção integral localizada entre os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca/PE.

A visita foi vinculada ao componente “Políticas Públicas e Meio Ambiente”, da disciplina “Tópicos Especiais em Políticas Públicas”, ministrada pela professora Andrea Steiner.

A área visitada ocupa quase 2.500 hectares de mata atlântica e abriga dois grandes mananciais. Eles tiveram a oportunidade de visualizar, na prática, conceitos e aspectos da política ambiental tratados ao longo da disciplina.

“A visita oportunizou conhecer os variados aspectos da política pública ambiental que tem sido implementada no entorno do complexo portuário de SUAPE, desde as ações de preservação do meio ambiente reconstruído, bem como os desafios com questões de realocação e da falta de assistência digna aos seus habitantes originários e aos que ainda permanecem na reserva, associando essas problemáticas aos conteúdos ministrados durante as aulas”, afirmou o servidor Gustavo Moraes, aluno do curso.

Durante a visita, o grupo teve contato com moradores que vivem no local há 50 anos.

“Pudemos ver que os decretos de implantação dessas áreas de preservação preveem a retirada ou adaptação dessas pessoas, dependendo do nível de preservação ambiental necessários. Identificamos que no papel é muito bonito, mas na realidade, a população não está sendo bem assistida”, disse o servidor Pedro Teixeira, também aluno do mestrado.

Mestrado em Políticas Públicas - O Tribunal de Contas do Estado e a Escola de Contas Públicas assinaram um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco em 2021 para a realização do Mestrado Profissional em Políticas Públicas, voltado para os servidores do TCE, em atendimento ao plano de capacitação da Instituição. O curso tem o objetivo de desenvolver o senso crítico e a capacidade técnico-científica para análise das políticas públicas e a formação de servidores capazes de desenvolver pesquisas, propor soluções de melhoria na qualidade dos serviços públicos e buscar o avanço profissional no desenvolvimento dos processos organizacionais do TCE.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 18/05/2022