O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


Mais de 200 jovens do terceiro e segundo ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam-Recife) participaram da palestra ministrada pela procuradora do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), Maria Nilda Silva. O encontro ocorreu na manhã da última terça-feira, 20, e contou, ainda, com a participação do corpo docente da instituição.

“Procuramos, durante o encontro, abordar a relevância do trabalho que é desenvolvido pelo Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas de forma transversal, a partir de vivências pessoais e do próprio contexto social dos alunos. Falamos sobre a noção de direitos, deveres, cidadania, contas públicas, fiscalização e  controle externo. Buscando, sempre, inspirar a superação de obstáculos por meio da dedicação aos estudos”, disse a procuradora do MPC-PE, Maria Nilda Silva.

O projeto, realizado a partir de uma articulação institucional entre o MPC-PE, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e a Escola de Contas, por meio do Programa TCEndo Cidadania, tem caráter amplamente pedagógico e procura garantir aos estudantes da Rede Pública Estadual noções de direito, cidadania e democracia, além de inspirar a priorização dos estudos e incentivar a procura por uma carreira profissional sólida.

Para a estudante Arelly Suzana, que deseja cursar direito, a oportunidade foi valiosa. “Ficamos muito presos nos estudos e nos conteúdos do ENEM, mas hoje tivemos acesso a um conteúdo que vai além dos muros da Escola e que falam sobre a nossa vida adulta”, disse ela. O estudante Silas Pessoa da Silva compartilha de opinião semelhante. “Foi uma palestra que trouxe muitos esclarecimentos sobre o trabalho do Tribunal de Contas e do Ministério Público. Eu vou levar essas ideias pra minha vida, pois hoje sei o que o TCE faz e quais os benefícios da sua atuação para a sociedade”, disse ele.

ll INTERDISCIPLINAR ll

A diretora da Etepam-Recife, professora Andréia Vieira, ressaltou a importância de se trabalhar assuntos deste tipo com estudantes que estão prestes a entrar na vida adulta e universitária. “A gente trabalha as premissas da Constituição de 88, democracia, direito e cidadania nas disciplinas de Filosofia e Sociologia. Mas esse momento que tivemos foi notável, pois trouxe uma verdadeira ampliação dessas noções e, principalmente, de como funcionam e trabalham o Tribunal de Contas, o Ministério Público de Contas e a Escola de Contas”, disse a diretora da Etepam Recife, Andréia Vieira.

Acesse o álbum de fotos 📸

ll SESSÃO ll 

Em sessão realizada na última quinta-feira (22), os conselheiros da Segunda Câmara elogiaram a iniciativa da procuradora, que estava presente. O conselheiro Carlos Neves foi o primeiro a congratular a representante do MPC-PE. "Dra. Nilda partiu com a missão de engrandecer as fronteiras do controle social fazendo palestras sobre a sua própria história de superação e espalhando conhecimento sobre o TCE", comentou.

"Para mim, não é surpresa a participação da Dra Nilda. Ela é uma cidadã atuante, conhece as questões práticas da cidadania e trabalha para renovar essa questão da educação pró cidadania, que é fundamental. Me congratulo por essa participação diante da sociedade", acrescentou a conselheira Teresa Duere. Por fim, o presidente da sessão, conselheiro Dirceu Rodolfo, mostrou a admiração que sente pela trajetória da procuradora. "Dra. Nilda é um case de sucesso. Os caminhos feitos, nas condições de sua partida, poucos chegariam. Nos caminhos trilhados, muita força e talento para chegar a ser uma mulher respeitada, profissional de sucesso, com dois filhos talentosos. É um caso improvável diante de todo o trajeto. Tem muito a dar como exemplo não só de palavra mas com suas atitudes. É uma inspiração", concluiu.

Ministério Público de Contas, 26/09/2022