O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


O Tribunal de Contas de Pernambuco e a Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães realizaram nesta quinta-feira (20), na sala do Prisma Lab, a primeira edição presencial do Innovation Day TCE-PE, com o objetivo de debater e avaliar iniciativas concretas de inovação e suas aplicações no setor público. O encontro, que marcou o Dia Nacional da Inovação, comemorado no último dia 19, contou a apresentação de diversas iniciativas que estão sendo desenvolvidas por entidades parceiras. 

O conselheiro Carlos Neves, representando o presidente do TCE, Ranilson Ramos, destacou a importância da inovação no setor público. “Temos a função social de colaborar com soluções para o mundo. Queremos um Tribunal com uma nova forma de comunicação, com diálogo e melhorando a qualidade da vida das pessoas, através das políticas públicas”. Neves também mencionou que “a inovação no TCE já fez um grande serviço. Tenho certeza que daqui vão sair ainda mais projetos e terei ainda mais orgulho desta Casa quando chegarmos mais perto da população”, enfatizou.  

Pela manhã, o Innovation Day contou com oficinas do Sebrae Lab, com o gerente Thiago Suruagy explicando sobre criatividade; da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sob o comando do professor George Valença falando sobre “Design Thinking”; e do Prisma Lab, com o servidor Márcio Sena que apresentou a palestra “Na prática, Inovação”. As atividades da manhã foram encerradas com a participação da Promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco e representante do MP Labs, Alice de Morais. 

No período da tarde o evento teve as apresentações de Evisson Lucena, gerente de Inovação da Prefeitura do Recife, que apresentou as experiências de inovação da gestão municipal e o do Diretor de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) e membro da Usina Pernambucana de Inovação, Hugo Medeiros, que falou sobre futurismo e suas aplicações nos laboratórios de inovação pública. 

Márcio Sena, um dos integrantes do Prisma Lab, explicou que a ação teve o objetivo de promover uma quebra de paradigmas, semeando a cultura da inovação dentro do Tribunal de Contas. "Quando a gente vê exemplos bem sucedidos ocorre um estímulo natural para participar dessas ações. A inovação não se faz só, é preciso ter parceiros com diferentes visões para aperfeiçoar processos”, explicou.

Para a Assessora Técnica da Escola de Contas e gerente do projeto Inova TCE - Fase 2, Sandra Inojosa, o Innovation Day foi uma oportunidade de aproximar os servidores aos projetos que estão sendo executados, dentro e fora do TCE, em outros órgãos do setor público. “Todos esses projetos são focados no uso da inovação para a entrega de produtos que visam o melhor atendimento à população”, explicou.  

Confira mais imagens do evento 📸

Escola de Contas, 21/10/2022