O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


Uma
palestra ministrada no Tribunal de Contas na última quarta-feira (19) pela médica oncologista Ilka Rocha, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, marcou as ações da campanha “Se conheça, se cuide, se ame”, do Outubro Rosa, promovida pelo Departamento de Gestão do TCE.

O câncer de mama tem 95% de chances de cura quando descoberto precocemente, por isso a conscientização sobre a realização anual da mamografia, o autoexame e outras formas de prevenção são essenciais para a saúde pública. Segundo a especialista, o caminho para a cura não é fácil, mas atualmente a taxa de sucesso dos tratamentos é bastante alta.

“É preciso desmistificar o câncer de mama. Muitas pessoas têm medo até de falar sobre isso, mas quanto mais informação tivermos, mais fácil será prevenir. Além dos exames, deve-se evitar o sobrepeso, realizar exercícios físicos regularmente e manter uma dieta saudável”, explicou a médica. De acordo com ela, apesar da importância dos fatores genéticos, apenas 10% dos casos se devem à hereditariedade, ou seja, o estilo de vida é o fator mais determinante nesse tipo de cuidado.

O câncer de mama é caracterizado por afetar as glândulas mamárias, que servem para a produção de leite materno nas mulheres. “No Brasil, os cânceres de mama e de próstata estão em primeiro lugar nos indicadores de incidência. É preciso conscientizar e prevenir as pessoas de algo tão comum. Lembrando que o câncer de mama também pode afetar homens, apesar de representar apenas 1% dos casos”, alerta a oncologista. 

Ao final da palestra, uma das organizadoras da campanha, a servidora Vanúbia Pereira, da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Desempenho Funcional, agradeceu à especialista pelos esclarecimentos prestados. “Foi uma grande contribuição para a disseminação do conhecimento no Tribunal. Agora que entendemos melhor sobre o assunto, sabemos que a prevenção depende bastante da forma como nos cuidamos”, disse.

No mesmo dia, ao longo de todo a manhã, os servidores puderam conhecer melhor o trabalho da organização não governamental (ONG) Casa Rosa, que presta assistência gratuita às mulheres com câncer de mama residentes no interior do Estado e que estão em tratamento no Recife. Por meio de um stand montado na entrado do prédio, a ONG expôs peças de artesanato que são vendidas para arrecadar fundos em prol do trabalho de assistência. As contribuições são destinadas à hospedagem, alimentação e assistência psicossocial a pacientes.

Confira mais imagens do evento 📸


Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/10/2022