Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, o TCE realizou o Seminário Qualidade de Vida, lotando o auditório do edifício Nilo Coelho na manhã das últimas sexta (21) e segunda-feira (24).

Promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) com o objetivo de promover a integração entre os colaboradores, o evento também contou com transmissão online ao vivo pelo canal do Youtube.

A programação incluiu seis palestras sobre ética, educação financeira, futuro previdenciário, espiritualidade, saúde mental e longevidade. A ideia foi contribuir de várias formas para o incremento da qualidade de vida das pessoas que trabalham no TCE.

O conselheiro Valdecir Pascoal fez a abertura do evento, na sexta-feira. "Esse momento tem um grande significado, pois pensar no tema qualidade de vida é um dever da instituição. É muito importante focar nisso", ressaltou Pascoal.

Logo em seguida, o coral Vozes da Justiça, formado por servidoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco, e regido por Amilca Gomes, fez uma apresentação de cinco músicas para o público.

As palestras do primeiro dia foram “Ética e Responsabilidade”, ministrada pelo conselheiro Valdecir Pascoal; “Rendas Passivas e Eficiência Tributária”, por Igor Paes, do BTG Pactual; e “Impactos da reforma previdenciária nos regimes próprios da previdência”, por Marconi Karley, gestor da Gerência de Inativos e Pensionistas.

A primeira palestra do conselheiro Valdecir Pascoal tratou sobre o diálogo entre ética, trabalho e qualidade de vida, além da adaptabilidade em relação às mudanças pós pandemia, a exemplo do teletrabalho. "A ética é o dever que temos em procurar fazer o certo com base nas leis, nos costumes e na moralidade do tempo em que se vive. Não tem como separar a ética em instâncias da vida, pois está tudo entrelaçado e um lado influencia no outro", destacou Pascoal.

Em seguida, os servidores puderam conhecer mais sobre investimentos e a importância do cuidado com a saúde financeira no serviço público, por meio da palestra ministrada por Igor Paes, da BTG Pactual. Ele explicou o que é renda passiva, deu exemplos e tirou dúvidas dos participantes.

Por fim, o servidor do TCE, Marconi Karley, mostrou as mudanças trazidas pela reforma previdenciária de 2019 e seus impactos na realidade dos servidores, além de destacar a importância de ter visão de futuro diante de todas as transformações da atualidade.

ll SEGUNDO DIA ll

Na manhã da última segunda-feira, os servidores voltaram a se encontrar no auditório do Tribunal para acompanhar as palestras “Saúde física e longevidade”, ministrada pela médica Leila Gonzaga; “Cultivando a espiritualidade”, pelo reverendo Ivan Rocha; e “Saúde mental no trabalho”, da psicóloga Alessandra Demito.

De acordo com a médica fisiologista Leila Gonzaga, é fundamental que as pessoas se mantenham em movimento para ter uma vida saudável. “Além de termos uma alimentação saudável, precisamos evitar o sedentarismo, não só com academia numa hora específica do dia, mas mantendo o corpo sempre em movimento, evitando elevador, levantando para se alongar um pouco durante o expediente, caminhando”, exemplificou.

O advogado e professor universitário Ivan Rocha, que também é reverendo da Igreja Episcopal Carismática, abordou temas relativos à espiritualidade sem menção a uma fé específica. “Há várias formas de cultivar a espiritualidade. Em primeiro lugar, devemos pensá-la em oposição ao consumismo e ao hedonismo, ou seja, evitando colocar nossa realização pessoal no que consumimos ou na busca pelo prazer constante”, explicou.

Na última apresentação, a psicóloga Alessandra Demito, diretora da empresa Elevè Gestão de Pessoas, reforçou que o cuidado com a saúde mental deveria ser uma das principais pautas, tanto em casa, como no ambiente de trabalho. “Para se importar com a saúde mental, a pessoa não precisa estar doente. Todos devem cuidar disso para atingir o seu melhor. Uma psicodinâmica saudável é uma conquista diária”, afirmou.

A rodada de palestras foi encerrada pelo presidente Ranilson Ramos, que parabenizou a todos pela iniciativa. “É visível como a Casa vem se aprimorando constantemente com muita cooperação e intercâmbio de informações entre os setores. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa caminhada. É muito importante cultivarmos esse tipo de momento para voltarmos com ainda mais motivação ao trabalho”, afirmou.

O final do evento foi marcado por depoimentos de servidores José Félix Filho, Paula Maranhão e Yoseph Maranhão Bezerra, que ainda realizou uma apresentação musical acompanhado pelos músicos Luiz Henrique e Beto Ortiz.

Confira mais fotos do evento clicando aqui 📸

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/10/2022