O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


O cônsul-geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano, esteve no Tribunal de Contas, na manhã desta terça-feira (10), para uma visita protocolar à instituição. Na ocasião, ele foi recebido pela vice-presidente, conselheira Teresa Duere, e abordou diversos pontos sobre a participação do Japão no Estado.

Além de questões ligadas à paridade de gênero e à crescente participação feminina em diversas áreas, incluindo na política, também foi tratada a influência de comunidades japonesas em Pernambuco, tanto na área da agricultura, como na indústria. Como exemplo, foi citada a colônia japonesa de agricultores, referência por décadas, na cidade de Bonito, além de uma fábrica de componentes da Fiat (empresa japonesa), na mesma cidade, com previsão de expansão no Estado. Também se falou da presença japonesa na produção e exportação de frutas no município de Petrolina.

O cônsul mencionou que houve, há alguns anos, um trabalho importante com a Secretaria de Defesa Social (SDS), onde eles puderam participar da implantação de uma polícia comunitária. Ele afirmou, inclusive, que vai procurar novamente a SDS para, além de conhecer os atuais projetos, discutir uma parceria na área, buscando mais integração com a comunidade pernambucana.

À frente do corpo consular na capital pernambucana desde 2020, Hiroaki Sano colocou-se à disposição do TCE e do Estado para contribuir nas discussões sobre temas de relevância social e também demonstrou interesse em conhecer a forma de atuação do controle externo exercido pelo Tribunal de Contas.

“Apesar de o Japão ser um país conservador, bastante ligado às tradições ancestrais, o representante diplomático mostrou-se com uma visão moderna e colaborativa sobre o desenvolvimento local”, disse a conselheira. No encontro Teresa Duere agradeceu a visita e entregou ao cônsul-geral a edição comemorativa do livro dos 50 anos do TCE.

O consulado japonês em Pernambuco abrange os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/01/2023