O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Ranilson Ramos, participou, na última terça-feira (16), de uma Audiência Pública do Plano Municipal pela Primeira Infância, no município de Lagoa do Carro.

A iniciativa foi uma repercussão do Seminário Primeira Infância, realizado no mês de abril pelo TCE, com o objetivo de fortalecer o compromisso da gestão pública em atuar na garantia dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade no Estado, fase da vida onde são formadas todas as bases físicas e psíquicas, além do desenvolvimento das habilidades sociais.

“Sei que este trabalho foi resultado do nosso Seminário realizado em Recife. O controle externo percebeu que o financiamento para a Primeira Infância não era visível, mas estamos mostrando aos governos federal, estadual e municipal que é preciso que haja um esforço de todos nesse ponto para alcançarmos o resultado desejado, falou o presidente Ranilson Ramos. “Quero parabenizar a equipe da Prefeitura de Lagoa do Carro por esta iniciativa”, finalizou.

A Audiência Pública teve o intuito de criar ações para o Plano Municipal pela Primeira Infância, debatendo temas como Educação e Cultura; Proteção, Segurança e Garantia de Direitos; Saúde e Qualidade de Vida; além de Assistência e Promoção Social.

Durante a Audiência, foram realizadas palestras sobre uma análise da situação dos direitos da Primeira Infância no Estado, pela deputada estadual Simone Santana, a importância da Primeira Infância e as políticas públicas de proteção e promoção social, por Raquel Fernandes, doutora em Ciências Sociais e Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e sobre a importância dos objetivos para o desenvolvimento sustentável no processo de construção de políticas públicas para a infância, por Maria Bernadete Brandão, pedagoga e especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O evento contou com a participação de várias autoridades, entre prefeitos de municípios vizinhos, vereadores e secretários municipais de Lagoa do Carro, representantes do Governo de Pernambuco, especialistas em Primeira Infância, além da presença do auditor Diego Maciel, gerente de Padrões, Métodos e Qualidade do TCE.

Confira mais imagens da audiência 📸

Gerência de Jornalismo (GEJO), 17/05/2023