ligue 001

O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) participaram de uma aula aberta na Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) para conhecer a iniciativa do Laboratório de Integração Governo, Universidade e Empresas (Ligue). O objetivo central do encontro foi o de identificar problemas e apontar soluções envolvendo o desenvolvimento de produtos inteligentes que possam solucionar gargalos do dia a dia de trabalho.

O MPC-PE, representado pelo procurador-geral Gustavo Massa, e os assessores-técnicos Carla Pabst e Bruno Lira, apresentaram o sistema de Análise de Informações Estratégicas (ANIE), inteligência artificial que realiza buscas segmentadas sobre possíveis indícios de irregularidades em licitações do Estado. “Queremos trazer novas funcionalidades para essa plataforma que hoje já está em funcionamento no MPC e que tem contribuído sobremaneira para o mapeamento de possíveis irregularidades.

O TCE-PE, representado pela chefe do Gabinete da Presidência, Noemi Falcão, fez uma apresentação inicial de três problemas identificados no dia a dia para que sejam estudados e encontradas as soluções a partir do estudo desenvolvido no projeto. “Esse foi um encontro muito proveitoso e que renderá muitos frutos ao integrar os alunos do nosso Estado com a realidade do mercado de trabalho, nos órgãos públicos, que precisam de soluções para seus problemas reais. Acredito, então, que essa parceira da universidade, empresa e sociedade é perfeita e estamos aqui para contribuir nesse momento importante”, destacou ela.

Ligue002

“Temos a expectativa de que a sala de aula aberta venha nos apresentar as soluções e possibilidades do uso da inteligência artificial em determinados processos de trabalho do TCE-PE. A ideia seria a IA assumindo atividades exaustivas, que demandam a  análise de grande volume de dados, muitas vezes não estruturados e dependente de interpretações textuais para sua adequada utilização. Desta forma, além da melhoria da qualidade na instrução processual, pelo tratamento mais dados em menor tempo, teremos a liberação dos servidores para outras atividades mais diferenciadas”, disse a coordenadora de Administração Geral, Ana Cecília Câmara.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) também esteve presente no encontro, sendo representada por Daniele Kelly, Makena Marchesi, Filipe Araújo e Álvaro Farias.

SOBRE - A  sala de aula aberta foi apresentada na ATI pelo professor do curso de Engenharia da Computação da Escola de Engenharia da Universidade de Pernambuco (UPE), Fernando Buarque. Assim, MPC e TCE vão participar, junto com estudantes do curso de Engenharia da Computação, de encontros presenciais semanais para, a partir desse trabalho integrado, desenvolver as soluções necessárias às demandas dos órgãos. "Esse encontro foi muito interessante, porque de certa forma une órgãos públicos de Pernambuco que possuem problemas computáveis, onde a inteligência artificial pode contribuir e a Universidade de Pernambuco está inteiramente conectada com a solução desses problemas”, disse Buarque.