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O que é o IEGM

O índice de Efetividade da Gestão Municipal - IEGM - é uma ferramenta de diagnóstico que visa avaliar a efetividade da gestão administrativa das prefeituras. Ele é composto por sete indicadores envolvendo boas práticas nas temáticas de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção das Cidades e Governança da Tecnologia da Informação.

Os dados são coletados anualmente por meio de questionários eletrônicos, utilizando-se  informações do exercício anterior.

 

Para que serve o Índice

Os resultados obtidos permitem a divulgação do nível de gestão municipal ao disponibilizar informações sobre a estrutura, os sistemas e os processos organizacionais existentes. Além disso, os  demonstrativos de eficiência e eficácia servirão, tanto para os cidadãos quanto para os gestores, como valioso instrumento de aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento.

Ao longo do tempo, o índice permite acompanhar se a visão e objetivos estratégicos dos municípios estão sendo alcançados de forma efetiva e ainda pode ser utilizado como insumo para as análises das contas públicas, sem perder o foco do planejamento em relação às necessidades da sociedade.

 

O IEGM em Pernambuco

O TCE aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica e Operacional nº 001/2016 com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o qual tem como objeto o estabelecimento da Rede Nacional de Indicadores Públicos (Rede Indicon), e a implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

No Estado de Pernambuco, o Índice está regulamentado pela Resolução TC nº 18/2017 (Institui e regulamenta a implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal - IEGM/TCE-PE junto aos jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco - TCE-PE).

Envio da Resposta dos Gestores Municipais aos Questionários do Índice

Para garantir que apenas representantes autorizados pela Gestão Municipal acessem e respondam o questionário, o acesso ao mesmo é protegido por um código de acesso (token). Estas informações podem ser obtidas de duas formas diferentes:

1) Através de e-mails enviados para o gestor da prefeitura cadastrado no Sistema de Cadastro de Unidades Jurisdicionadas; 
 
Se o e-mail não for localizado na "Caixa de Entrada", deve ser verificada a caixa de "SPAM" ou do "Lixo eletrônico". Se ainda assim não for possível localizar a mensagem com os links para os questionários, entre em contato com Central de Atendimento através do 0800 281 7717 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para informar maiores detalhes sobre o problema.

Importante: Alguns servidores de e-mails classificam as mensagens automáticas como "Lixo Eletrônico". Caso o e-mail esteja no Lixo Eletrônico, modifique as configurações de recebimento de mensagens automáticas para que os e-mails do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco não sejam rejeitados.
 
2) Através do próprio Sistema de Cadastro de Unidades Jurisdicionadas. 
 
1) Acessando o questionário através do e-mail:
Passo 1 -  Encaminhar o e-mail para os responsável por fornecer as respostas do questionário.
 
Passo 2 -  Clicar no link para acesso ao questionário
 
Passo 3 - Será exibida uma página com instruções para o preenchimento do questionário, leia atentamente e clique em “Próximo” para continuar.
 
Passo 4 - Responda à todas as questões com atenção e para concluir clique em “Enviar”.
informações para acesso aos questionário serão disponibilizadas 
 
Passo 5Após o envio do questionário, será exibida uma página com um link "Imprimir suas respostas". (ver imagem abaixo)
 
iegm imprimir
Sugere-se imprimir ou gerar um arquivo PDF neste momento para, caso necessário, comprovar-se o envio das respostas. 
Atenção: Não será possível imprimir as respostas em outro momento, uma vez que o acesso ao questionário não será mais permitido
 
 
2) Acessando através do código fornecido no Sistema de Cadastro de Unidades Jurisdicionadas.

Passo 1 - Acesse o sistema Sistema de Cadastro de Unidades Jurisdicionadas através do link http://sistemas.tce.pe.gov.br/uj/ e informe usuário e senha.

Passo 2 - Na tela inicial do sistema, clicar no ícone do IEGM (ver imagem abaixo).

 

tela iegm icones

 

Os usuários gestores de mais de uma unidade devem atentar que os códigos são diferentes para cada uma das unidades.

Passo 3 - O sistema exibirá a tela abaixo. Para copiar o Código de Acesso basta clicar no botão “Copiar código de acesso” na linha correspondente ao questionário desejado.

 

modal questionarios

 

Passo 4 - Para responder ao questionário, acesse o endereço tce.pe.gov.br/IEGM, e clique no questionário correspondente ao código de acesso copiado no passo anterior, conforme figura abaixo.

iegm conjunto icones

Passo 5 - Será exibida a tela abaixo, com o local para colar (Ctrl + V) o código de acesso (Token) que foi copiado no passo 3 e clique em “Continuar”.

 iegm 04

Passo 6 - Será exibida uma página com instruções para o preenchimento do questionário, leia atentamente e clique em “Próximo” para continuar.

Passo 7 - Responda à todas as questões com atenção e para concluir clique em “Enviar”.

Passo 8Após o envio do questionário, será exibida uma página com um link "Imprimir suas respostas". (ver imagem abaixo)
 
iegm imprimir
Sugere-se imprimir ou gerar um arquivo PDF neste momento para, caso necessário, comprovar-se o envio das respostas. 
Atenção: Não será possível imprimir as respostas em outro momento, uma vez que o acesso ao questionário não será mais permitido

 

Instruções adicionais:

1 - Caso o preenchimento do questionário seja de responsabilidade de outra(s) pessoa(s), o link e o código de acesso pode ser repassado para o responsável por e-mail.

2 - Como se trata de um questionário extenso, lembre-se de gravar o seu progresso num intervalo máximo de 60 minutos, através do botão "Retornar mais tarde", para não haver perda de informação. Para submeter definitivamente o questionário, clique no botão "Enviar".

3 - Lembramos que todos os quesitos são obrigatórios.

 

 

Acesso aos Questionários de cada Tema

 

 

O prazo de coleta foi prorrogado para o dia 22/05/2019

 

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Central de Atendimento de Informática (das 8:00 às 17:00)
Fone: 0800 281 7717 (Apenas através de telefone fixo)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.