Número do Processo: 1002077-9

Conselheiro Relator: Dirceu Rodolfo de Melo Junior

Unidade Interessada: Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Realização da Avaliação: 2011

As fortes alterações climáticas ocorridas no mundo nos últimos anos vêm provocando desastres de grandes proporções, tais como alagamentos, enchentes e desabamentos, causando perdas de vidas e grandes prejuízos financeiros e patrimoniais. Nos países do terceiro mundo este problema se agrava tendo em vista a ocupação desordenada da área urbana das grandes cidades bem como a degradação ambiental. As ações de defesa civil assumem um caráter de relevância na prevenção e minimização dos efeitos desses desastres, bem como no enfrentamento das situações de emergências.

Esta auditoria tem foco nas ações de prevenção de deslizamento de encostas da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, gerenciadas pela Gerência de Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, órgão subordinado à Secretaria de Serviços Urbanos, avaliando se o gerenciamento para a minimização de riscos vem diminuindo o número de acidentes por deslizamento de encostas e o número de vítimas ao longo dos anos.

Para a verificação desses aspectos, a equipe de auditoria se utilizou de pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas com técnicos da Defesa Civil, estudo de legislação específica, análise de dados e séries históricas, além de aplicação de técnica SWOT com técnicos da Defesa Civil.

Relatório | Auditoria
Decisão | Auditoria