O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Com o objetivo de compartilhar experiências e trocar opiniões sobre a melhoria das auditorias coordenadas, 77 técnicos dos Tribunais de Contas do país participaram de uma reunião em Brasília, na última sexta-feira (04), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU).  

No discurso de abertura, o ministro do TCU José Múcio Monteiro destacou que o momento é de integração dos Tribunais de Contas e deu como exemplo a realização das auditorias coordenadas em temas de interesse social cujos resultados geram correção de rumos e aperfeiçoamento da gestão pública.

As auditorias coordenadas, feitas em conjunto pelos Tribunais de Contas, além de identificar problemas em áreas como segurança, saúde, educação, previdência e gestão fiscal do país, propõem ajustes e correções para o cumprimento das leis e o alcance dos objetivos previstos. 

Os técnicos apresentaram alternativas para otimizar a seleção de temas, o planejamento, a execução e os cronogramas de fiscalização, além do monitoramento das decisões (verificação do cumprimento) e da articulação entre as instituições envolvidas.

Pelo TCE de Pernambuco participaram do evento os servidores João Robalinho e Lídia Lopes, os quais, por meio do Instituto Rui Barbosa, integram o Grupo de Auditoria Operacional, responsável pela coordenação de auditorias realizadas em conjunto pelos TCs desde 2007. João Robalinho avalia que esse trabalho conjunto proporciona maior efetividade das ações que avaliam as políticas públicas governamentais, a partir da integração do planejamento das fiscalizações realizadas pelos órgãos de controle externo. "A promoção de ações integradas e compartilhadas entre os Tribunais de Contas resulta em maior impacto na melhoria da qualidade dos serviços públicos", disse ele.

Ao final da reunião foi elaborado um documento contendo sugestões para o aperfeiçoamento das auditorias coordenadas em todos os Tribunais de Contas do país. 

Em execução - Atualmente estão em andamento auditorias em regimes próprios de Previdência Social, qualidade das instalações escolares de ensino fundamental e situação da governança na administração pública.

Esses trabalhos integram os 34 Tribunais de Contas do país, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão responsável pelas capacitações, seminários, encontros e debates para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos TCs.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 07/03/2016