Um dos primeiros programas que o conselheiro Valdecir Pascoal pretende implantar no TCE se chamará “TCEndo Planejamento”. Ele terá como alvo os 10 municípios pernambucanos de menor Índice de Desenvolvimento Humano e será desenvolvido pela Escola de Contas Públicas (ECPBG). Sua finalidade é capacitar os gestores públicos para aderirem à cultura do “planejamento estratégico”, já que a qualidade das assessorias desses municípios deixa muito a desejar. Para levar adiante esse programa, o presidente já teve oportunidade de trocar idéias com o conselheiro Dirceu Rodolfo, novo diretor da ECPBG.

“Os gestores que toparem se capacitar na ferramenta, que julgo a mais transformadora em matéria de governança pública, que é um planejamento estratégico com técnica, terão a colaboração do Tribunal. Minha meta é capacitar em 2014 os 10 municípios com menor IDH e, dependendo de como for a experiência, isso passará a ser uma política permanente do TCE”, afirmou Valdecir Pascoal.

Outra meta dele é melhorar a qualidade das auditorias do TCE, deixando-as em padrão internacional. “A qualidade de nossa auditoria já é uma das melhores do Brasil, mas sempre é possível avançar mais. Por isso, vamos procurar convergir nosso plano de auditoria e nossa forma de auditar para os padrões internacionais ditados pela INTOSAI (Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores), acrescentou.

Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 07/01/2014