Cursos de Gestão Pública para Conselhos Municipais, Escola e Fórum de Cidadania. Com estas três ações, o Programa TCEndo Cidadania deseja repetir o feito do ano passado, quando conseguiu superar suas próprias metas. A equipe da Escola de Contas pretende atender todos os municípios pernambucanos; sejam os estudantes do Ensino Médio, conselheiros ou a sociedade comum.

“A demanda de cursos é muito grande. Estipulamos uma meta de 25 cursos por ano, e alcançamos 35 em2013. A ideia é atender os municípios novamente, pois os cursos para conselhos municipais já atenderam todas as cidades de Pernambuco. Mas os membros de conselhos são renovados, a cada dois, três anos”, explicou a coordenadora do TCEndo, Ana Alaíde Pinheiro.

A resposta do público na temporada passada motiva o crescimento do TCEndo, que visita instituições ao redor do Estado desde 2004. Segundo Alaíde, os participantes lamentam o tempo curto de cada apresentação do programa.

“A cada evento que realizamos, percebemos que as pessoas ficam satisfeitas. O cidadão é muito sedento por informação. Levando essas informações, estimulando a pessoa para o controle social, traz um retorno muito bom para a gestão e para a sociedade. As pessoas agradecem, solicitam mais visitas, acham que a carga horária é reduzida, muita informação para pouco tempo... As pessoas ficam admiradas com o Tribunal de Contas chegar até o interior, se apresentar à sociedade e interagir com o cidadão”.

Consolidado em todo Pernambuco, o programa deseja reforçar sua marca realizando nove Fóruns em 2014; também com visitas às escolas estaduais e municipais através da Escola de Cidadania (que completa 10 anos); e realizando Cursos de gestão pública para Conselhos em municípios de pequeno porte.

ECPBG, 06/03/2014