O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

A partir desta semana, a TV Universitária do Recife (TVU), emissora educativa, começa a veicular uma campanha composta por sete vídeos informativos sobre o papel do Tribunal de Contas na fiscalização dos recursos públicos e a sua importância na vida de cada cidadão.

O material foi produzido pelos alunos do 6º período de jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco, sob coordenação da professora Yvana Fechine, com apoio da Escola de Contas do TCE.

O trabalho contou com a participação de servidores do TCE-PE, como o coordenador adjunto de Controle Externo, Fábio Pedrosa, a coordenadora do TCEndo Cidadania, Ana Alaíde Pinheiro, e o auditor Antônio Peixoto, além de professores de cursos diversos da UFPE e representantes de ONGs.

“A proposta é conscientizar a população e estimular a participação no trabalho de fiscalização, que é de todos. A ideia surgiu da professora Paula Reis, também da UFPE. Os alunos produziram os vídeos como parte da atividade prática da disciplina de Introdução à Televisão, que é uma iniciação ao telejornalismo, e tudo foi feito com a ajuda do Laboratório de Imagem e Som, do Departamento de Comunicação da Universidade”, explica a professora Yvana Fechine.

Com um minuto e meio de duração cada, os vídeos abordam temas que abrangem o controle social, cidadania e direitos do cidadão, mostrando a atuação do Tribunal de Contas nesse contexto. Eles destacam também o trabalho da Ouvidoria e do Portal Tome Conta, duas importantes ferramentas do TCE que contribuem para o controle social e fiscalização das ações públicas por parte da sociedade.

De acordo com Ana Alaíde, o contato com a UFPE foi uma iniciativa do programa TCEndo Cidadania, como forma de criar uma ponte entre a Escola de Contas e estudantes de jornalismo. “É um público direcionado, apto a fomentar o controle social, divulgar e realizar esse trabalho, que vai reverberar para a população de todo o Estado. Fizemos palestras e cursos com eles. Foi um sucesso total. É muito importante ver a atuação do programa resultando em uma ação concreta”, comemorou.

O material será veiculado nos intervalos dos programas da grade da emissora, que pode ser sintonizada no canal 11 (Região Metropolitana do Recife) e através do link: http://tvu.ntvru.ufpe.br/

O primeiro vídeo já está disponível para acesso no canal da TV TCE no Youtube. Acesse!

Gerência de Jornalismo (GEJO), 09/03/2020