Dando continuidade aos trabalhos sobre o diagnóstico da meta 1 do Plano Nacional de Educação, o TCE finalizou, na última semana de agosto, a etapa de avaliação com o público externo por meio de encontros virtuais.

A meta 1 trata da universalização da educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e da ampliação da oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos.

A Gerência de Auditoria de Desempenho e Estatísticas Públicas (GEAP) realizou oficinas em parceria com a Escola de Contas/TCEndo Cidadania, com os membros dos conselhos de educação dos municípios de Barra de Guabiraba, Águas Belas e Tuparetama, com temas específicos para cada um deles e comuns a todos.

O moderador dos encontros foi o analista de controle externo do TCE, Arthur Leandro. "A escolha destes municípios foi baseada em alguns fatores como gerências de ensino diferentes, tamanhos de rede diferentes, localizações diversas, além de quantidade de vagas diferentes'', explicou.

Os temas dos grupos focais foram "Impacto da pandemia da Covid-19 na Educação Infantil Municipal'', ''Atuação do Conselho Municipal de Educação no município'', ''Cobertura da Educação Infantil no município (Meta 1 do Plano Municipal de Educação)'' e ''Oportunidades de melhoria na Educação Infantil''.

ll RESULTADOS ll

Os resultados destes encontros e de outros realizados anteriormente com os secretários de educação, conselho estadual de educação, Undime, professores, universidades, entre outros, além dos trabalhos em campo, vão compor o diagnóstico que vem sendo elaborado sobre a meta 1 da Educação Infantil.

No último dia de evento aconteceu o TCEndo Cidadania com o tema Educação Infantil. Na ocasião, centenas de pessoas, inclusive de outros estados, participaram também de forma remota. João Antônio Robalinho, gerente da GEAP e membro do Grupo de Trabalho de Auditorias Integradas em Políticas Públicas, explicou que “há interesse em trazer este tema para um evento do TCEndo para discutir os resultados. Nossa intenção é trazer proposições para que o TCE possa pensar em ações de formas municipal e estadual”.

O TCendo Cidadania é uma ação da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães que tem como objetivo estimular o controle social, especificamente os conselhos municipais por meio de capacitações, fóruns, palestras, entre outros.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 13/09/2021