O Tribunal de Contas deu um grande passo para se tornar uma referência e exemplo no Estado de Pernambuco no tema sustentabilidade, direcionando-se com muito profissionalismo em ações na temática.  Nesta sexta-feira (16), o presidente do TCE, conselheiro Ranilson Ramos, recebeu a reitora da UPE, Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti, para assinatura de um convênio de cooperação técnica para elaboração do Programa de Logística Sustentável (PLS) do TCE, e sua implantação.

A parceria tem o objetivo de instaurar uma gestão do conhecimento da temática no Tribunal, com a absorção dos conhecimentos de PhDs e Mestres da UPE, pesquisadores dedicados à temática, pelos nossos servidores e colaboradores no decorrer dos anos deste convênio.

O presidente do TCE enfatizou que a orientação é a base da aproximação do Tribunal com a Academia. “Essa parceria da Academia com o controle externo é o fortalecimento do conteúdo da nossa Casa. Todos esses conhecimentos discutidos serão multiplicados e compartilhados. Todas essas parcerias se integram para construirmos uma unidade de conteúdo. É uma honra estar celebrando este convênio com a UPE que, para mim, é uma das mais reconhecidas do país”, afirmou o presidente.

Dessa forma, o TCE visualiza a questão além da sua responsabilidade, a de ser um exemplo reverberador no Estado frente à sustentabilidade. Será feito um diagnóstico e análise das práticas sustentáveis do tribunal a fim de subsidiar a tomada de decisão, por parte do TCE,  na sua estratégia de gestão relacionada à temática sustentabilidade.

A reitora falou da satisfação da Universidade em poder estabelecer essas parcerias envolvendo a pós-graduação. “Fico extremamente feliz em saber dessa expansão da UPE. O importante é que a gente faça essa integração e possa levar para o interior e para os órgãos do Estado, colaborando com as instituições, pois além de formar, o papel social também é da Universidade”, ressaltou.

Também estiveram presentes durante a solenidade, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, Byron Leite; o professor Djalma Guimarães; o diretor geral do TCE, Ulisses Beltrão; a chefe de Gabinete, Noemi Cardoso, e representando a Comissão de Sustentabilidade do Tribunal, Ana Cecília Câmara e Vilma Mendonça.

É de conhecimento geral que a sustentabilidade vem sendo alvo de discussões e estudos em conferências mundiais, com destaque para a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente ocorrida em 1972, em que foram abordados aspectos referentes à poluição e apontados como responsáveis pela degradação do planeta Terra a origem deste problema somada às questões demográficas, à escassez de recursos naturais e à miséria humana. A partir da década de 90, essa temática tornou-se mais relevante com a crescente preocupação de preservar o ambiente para as gerações futuras. Um dos principais momentos em que o tema sustentabilidade recebeu destaque mundial foi em 1992, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO 92). Esse evento contou com a participação de mais de 150 países e inúmeras ONGs, para discutir e apresentar temas como mudanças climáticas e diversidades biológicas.

Vale destacar que a sustentabilidade engloba o gerenciamento e a preservação dos recursos para as gerações futuras e, nessa perspectiva, contempla a harmonia entre o que é necessário para a atividade econômica na atualidade, sem comprometer ou restringir opções futuras (BARBIERI, 2007ALTIERI, 2008KATES ET AL, 2005).

Também estiveram presentes durante a solenidade, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UPE, Bayron Leite; o professor Djalma Guimarães; o diretor geral do TCE, Ulisses Beltrão; a chefe de Gabinete, Noemi Cardoso, e representando a Comissão de Sustentabilidade do Tribunal, Ana Cecília Câmara e Vilma Mendonça.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 16/12/2022