Servidores do Departamento de Controle Externo da Economia e da Saúde (DESAU) do Tribunal de Contas se reuniram, na última terça-feira (06) com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e secretários municipais, para tratar sobre temas ligados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O encontro discutiu soluções para atender às demandas do atendimento aos pacientes com TEA no município, reforçando a importância da oferta de capacitações para familiares dos pacientes, para que eles possam tornar o ambiente de convivência acolhedor e saber compreendê-los da melhor forma.

“É importante construir protocolos e colocá-los em prática. Estamos realizando cursos, através da Escola de Contas, para familiares do TEA e é uma opção para que os métodos possam ser aplicados dentro de casa”, afirmou Adriana Gomes, gerente da Fiscalização da Saúde do TCE.

“A reunião foi mais uma sinalização de que a gestão pública vem despertando para necessidade urgente de oferecer serviços públicos adequados para as pessoas com TEA e seus familiares, nas mais diversas áreas. A iniciativa também demonstra que ações de controle externo do Tribunal estão alinhadas a essa demanda da população”, disse Ana Luísa Furtado, chefe do DSAU.

O prefeito de Caruaru destacou a importância de o TCE discutir um tema de tamanho interesse entre a população. “Vamos continuar debatendo esse tema porque é importante a gente avançar na prática. Nosso foco é resultado, por isso que já estamos aqui. Já entendemos a situação e queremos amenizar os problemas o quanto antes”, destacou ele. O prefeito comunicou à equipe do TCE que vai definir os próximos passos a serem adotados pela gestão sobre o assunto.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 07/06/2023