Será lançado no próximo dia 19 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal de Contas do Estado, um documento que irá estruturar o planejamento de iniciativas sustentáveis da Casa, previstas para o período de 2023 a 2026.

O evento acontecerá de forma híbrida, para os servidores e o público externo, a partir das 9h, e terá transmissão ao vivo pelo canal da Escola de Contas do TCE no YouTube.

A programação será aberta pelo presidente Ranilson Ramos, seguida de palestras com os temas “Dimensão Social da sustentabilidade" e “Desafios da implantação do PLS - Experiência do TCU”, que serão ministradas, respectivamente,  por Emilia Kohlman Rabbani,  líder do Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento Seguro e Sustentável (DESS) da Universidade de Pernambuco (UPE), e por Elieser Cavalcante da Silva, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU).

Para inscrição, clique aqui

Além de aperfeiçoar a gestão e ampliar a transparência, o PLS busca incorporar projetos e práticas sustentáveis à rotina de trabalho do TCE, desenvolvendo uma consciência ambiental, social e economicamente sustentável, cultura que gera economia e deve ser implementada pelas instituições públicas - grandes consumidoras de recursos naturais, bens e serviços. O documento define ações, metas, prazos de execução e formas de avaliação e monitoramento.

ll O PLANO ll

O PLS é resultado do acordo de cooperação técnica formalizado em dezembro de 2022 com a Universidade de Pernambuco, e começou a ser discutido em fevereiro deste ano.

O ponto de partida para a construção do plano foi um diagnóstico institucional sobre as ações sustentáveis em nove eixos temáticos: compras, obras e serviços, eficiência energética, água e esgoto, tecnologia da informação, qualidade de vida, igualdade no ambiente do trabalho, capacitação e comunicação. Como resultado, foi recomendado a atuação prioritária do TCE em cinco eixos: igualdade, capacitação, comunicação, água e esgoto e compras sustentáveis.

A etapa seguinte foi a criação de um plano de ação, com 57 ações distribuídas nos nove eixos temáticos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que começam a ser executados neste ano.

Para 2023, estão previstas realização de campanhas sobre uso de descartáveis e uso racional da água, implantação de um sistema de compostagem, regulamentação de políticas de igualdade e de prevenção ao assédio, e capacitação de servidores que atuam em contratações e gestão de contratos e no apoio psicossocial do Departamento de Gestão de Pessoas.

Também constam na agenda de ações deste ano,  elaboração de um plano de comunicação das ações sustentáveis, realização de campanha de sensibilização sobre saúde mental no trabalho, revisão da política de uso de recursos de TI (Resolução TC nº 17/2014), e a realização de encontro para apresentar o PLS também fazem parte das ações para 2023.

Sustentabilidade é um tema já conhecido do TCE, por meio das ações desenvolvidas pelo Programa ECOTCE há 10 anos.

O TCE também participa da Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, constituída por instituições dos legislativos municipais, estaduais e federais; e da rede estadual de sustentabilidade Ecos de Pernambuco, com outras instituições estaduais e federais que atuam em Pernambuco.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/06/2023