Em um gesto de cooperação e comprometimento com a saúde pública, o Tribunal de Contas do Estado firmou uma parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para ajudar na campanha "Doar Para Salvar Vidas", em benefício do Hemope.

Em conjunto com outros órgãos, a ação visa aumentar o estoque de sangue da instituição, fundamental para suprir a demanda transfusional do Estado.

Com os estoques de sangue tradicionalmente afetados durante o mês de julho, devido às férias escolares e ao aumento de cirurgias, o Hemope enfrenta um déficit significativo, com a queda de 30% nas doações.

A parceria entre o TCE e a Alepe, evidenciada em convênio assinado em 2017 e prorrogado em 2022, visa estimular a participação ativa, tanto de servidores públicos, quanto da comunidade em geral.

Por meio do convênio, o Hemope fornecerá treinamento aos servidores da Alepe para capacitá-los como captadores de doadores de sangue. Isso permitirá agilizar o processo de coleta e triagem durante o evento agendado para o dia 29 de agosto. O mutirão vai ocorrer no hall da biblioteca da Alepe, onde serão instaladas oito cadeiras de captação de sangue. A Câmara de Vereadores do Recife também irá participar do evento.

"A parceria entre as instituições, e o comprometimento de cada uma delas nessa causa, são essenciais para que possamos proporcionar esperança aos que precisam de doação de sangue. Cada doação representa um gesto valioso de solidariedade e amor ao próximo. Um ato simples e generoso que oferece uma chance de vida a pacientes em situações críticas", afirmou o presidente do TCE, Ranilson Ramos.

Cada bolsa de sangue coletada é capaz de salvar de três a quatro vidas.

QUEM PODE DOAR? 🩸

Qualquer pessoa a partir dos 16 anos de idade, com peso igual ou superior a 50kg, em boas condições de saúde e que tenha se alimentado de forma adequada.

Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal.

Adultos de até 69 anos podem doar se forem reconhecidos como doadores pelo Hemope.

Será necessário apresentar um documento oficial com foto e não apresentar sintomas de gripe.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/08/2023