Uma comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique (TA-MZ) visitou o Tribunal de Contas esta semana para conhecer as novas tecnologias, projetos de destaque e soluções implantadas para vencer os desafios nas diversas áreas de atuação.

O TA-MZ equivale ao Tribunal de Contas da União no Brasil e é a terceira vez que a delegação visita o Tribunal, como parte do projeto de integração e troca de conhecimento entre as duas instituições. A última aconteceu em fevereiro de 2020.

O grupo, liderado pela presidente Lúcia Fernanda do Amaral, veio acompanhado do conselheiro substituto do TCE, Carlos Maurício, atualmente licenciado.

A primeira parte da visita incluiu um encontro com o presidente Ranilson Ramos e o conselheiro Carlos Neves.

Na ocasião, o presidente destacou as ações voltadas para a Primeira Infância, sobretudo nas áreas de Educação (levantamento da infraestrutura e do transporte escolar) e Saúde (cobertura vacinal e no tratamento do autismo - TEA). Carlos Neves, por sua vez, falou da atuação do TCE para o encerramento dos lixões em Pernambuco, dos benefícios trazidos pelas medidas cautelares na correção de falhas/irregularidades encontradas durante as auditorias, e do uso da inteligência artificial nas auditorias.

Integraram a comissão o juiz-conselheiro Manuel Massuca; as diretoras Eurídice Melanie, Flávia Chitachi e Lena Weiner, o chefe do Departamento de Cooperação Internacional, Célio Dimande; e a secretária-geral do Conselho Superior de Magistratura Judicial Administrativa de Moçambique, Laura Simão.

Ao explicar o funcionamento do TA-MZ,  Lúcia do Amaral ressaltou os desafios da instituição, sobretudo no exercício do controle externo, e a grande desigualdade social em Moçambique. "É muito importante esse contato interinstitucional, especialmente com o respeitado TCE pernambucano, que se destaca pela experiência e pelo belo trabalho que faz pela sociedade. Vocês são um exemplo valioso que levamos na bagagem, um aprendizado que sonhamos um dia concretizar para também melhorar a qualidade de vida de nosso povo", disse ela.

A programação da visita incluiu ainda encontros com representantes das áreas como Diretoria de Controle Externo, Ouvidoria, Laboratório de Inovação, Comunicação, Tecnologia da Informação, entre outras.

Confira mais imagens do encontro 📸

Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/08/2023