O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

PHOTO 2023 09 01 09 19 42

O Guia de boas práticas em segurança da informação para os Tribunais de Contas foi lançado em Brasília, no último dia 25 de agosto, durante o 10º Encontro do Curso de Estudos Avançados promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). 

O lançamento contou com a participação do conselheiro Carlos Neves, Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, e presidente do Comitê de Tecnologia da Informação, responsável pela elaboração do guia.

“Sabemos que vivemos em uma era digital, onde a informação se tornou um dos ativos mais valiosos de qualquer organização,” disse o conselheiro. “Neste contexto, a segurança da informação desempenha um papel crucial na manutenção da confidencialidade, integridade e disponibilidade desses dados”, concluiu.

Por meio de conteúdos sobre tecnologia, processos e conscientização, a cartilha visa fornecer diretrizes abrangentes de cibersegurança para que os Tribunais de Contas possam adotar medidas proativas e eficazes na proteção de seus ativos digitais.

O guia foi elaborado pelo Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação do IRB, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e contou com a colaboração da diretoria de tecnologia da informação do TCE-PE, que faz parte da secretaria executiva do Comitê. 

O encontro teve como objetivo, entre outros, o fortalecimento da segurança cibernética nos Tribunais de Contas do Brasil, e contou com a participação do Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB, e do Diretor-Técnico da Divisão de Tecnologia do TCE-SP, David de Araújo.

O encerramento do evento contou com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que falou sobre “Democracia, populismo, informação e desinformação: riscos e possibilidades”, abordando os diversos cenários e desafios enfrentados pelos sistemas democráticos de Governo em todo o mundo.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 31/08/2023