Os servidores do Tribunal de Contas estiveram reunidos nesta quinta-feira (26) para uma comemoração dupla. Os 55 anos do TCE, completados no último dia 15, e o dia do Servidor Público, celebrado no próximo sábado (28).

O encontro aconteceu no estacionamento do edifício Dom Helder e contou com corte de bolo e apresentação musical.

Em seguida, o presidente Ranilson Ramos parabenizou a todos, reforçando a que o TCE é uma Casa que acolhe a quem chega. “Quero agradecer o esforço de todos vocês em duas grandes conquistas que tivemos nesta nova fase do TCE de aprofundamento em políticas públicas. A primeira foi o encerramento dos lixões no nosso Estado. A segunda é o trabalho que vem sendo feito voltado para a Primeira Infância. Vamos receber a Medalha Paulo Freire, do Ministério da Educação, em decorrência desse trabalho que todos vocês estão construindo”, disse ele.

O presidente fez uma homenagem aos servidores com mais tempo de Casa, sendo eles, a procuradora do Ministério Público de Contas, Eliana Lapenda, a servidora do TCE, Martha Elizabeth Lima, e o servidor terceirizado José Ivanildo da Silva.

Na sequência, os servidores cantaram parabéns para o TCE e acompanharam o corte do bolo pelo presidente Ranilson. Os conselheiros Valdecir Pascoal, Carlos Neves e Eduardo Porto, os substitutos Adriano Cisneiros, Marcos Nóbrega, Luiz Arcoverde e Ricardo Rios, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa, participaram da comemoração.

Ainda no contexto da celebração das datas, o Departamento de Gestão de Pessoas fez uma enquete para saber como os servidores se sentem fazendo parte dessa instituição, que é referência dentro dos Tribunais de Contas do país. A palavra mais utilizada nas respostas foi ‘gratificante’. Confira o vídeo.

Também em celebração ao aniversário do Tribunal, o Departamento de Expediente e Documentação (DED) está realizando uma exposição fotográfica chamada de ‘Retratos do TCE-PE’. A mostra acontece no térreo do edifício Nilo Coelho até o dia 31 de outubro.

De acordo com Socorro Félix, chefe do DED, estão expostas fotos dos anos 70 até os anos 2000, quando iniciaram o acervo de fotos digitais do Tribunal. “A nossa ideia foi apresentar momentos vividos pelo TCE, principalmente com ênfase nas pessoas. Queremos que todos saibam quem já passou por aqui no passado”, destacou.

A exposição faz parte da gestão de conhecimento e também da preservação da memória institucional. A memória apresentada nas fotografias é de um período que o Tribunal viveu, que foi registrado em fotos analógicas e que hoje acontece no mundo digital.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/10/2023