Foto da Mesa Principal

Em uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (20), o Tribunal de Contas de Pernambuco fez a entrega da Medalha Nilo Coelho, a mais alta honraria da Casa, que este ano foi concedida a 10 personalidades pelos serviços prestados à instituição, ao Controle Externo e ao serviço público.

A solenidade aconteceu na Escola de Magistratura de Pernambuco (Esmape) e reuniu diversas autoridades e representantes do setor público, como os presidentes da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, e do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo (um dos agraciados), o prefeito do Recife, João Campos, o Defensor Público Estadual, Henrique Seixas, o assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Sales, que representou o ministro Alexandre Padilha; o conselheiro substituto Ricardo Rios, que representou o auditor geral do TCE-PE, Marcos Nóbrega; o conselheiro aposentado, Carlos Porto, além de servidores, familiares e amigos dos homenageados.

Foram condecorados o presidente da Atricon e conselheiro do TCE-RS, Cezar Miola; o ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo; o Procurador Geral do Estado, Ernani Medicis Pinto; o ex-ministro das Cidades e ex-deputado, Bruno Araújo; o ex-presidente do IMIP e ex-secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira; e o Procurador Geral de Justiça, e o conselheiro do TCE-PB, Fábio Túlio Nogueira.

Pelo TCE-PE, foram agraciados o procurador-geral e a procuradora do Ministério Público de Contas (MPC-PE), Gustavo Massa e Maria Nilda da Silva; e o procurador jurídico da instituição, Aquiles Bezerra.

O presidente Ranilson Ramos saudou a todos e falou da honra e da alegria de condecorar os dez homenageados com a Medalha Nilo Coelho. “Estamos homenageando, hoje, boa parte do serviço público", afirmou. "Pessoas que contribuíram para o controle externo, cada um na sua área, de forma brilhante e incansável", disse o conselheiro.

Coube ao conselheiro Carlos Neves fazer a apresentação dos agraciados, destacando a importância do papel que cada um deles desempenhou como agentes do serviço público e do interesse coletivo, pelo bem de Pernambuco.

"É uma honra homenagear essas figuras pernambucanas e brasileiras que muito contribuem pelo aprimoramento do controle externo e da Administração Pública. A visão que une os dez homenageados é que todos são ou já foram agentes públicos de alguma forma. Em tempos difíceis para o serviço público, nós do controle externo vemos nessas pessoas o reconhecimento de agentes públicos que defendem o interesse público", disse Neves.

Após a entrega das comendas, o presidente Ranilson agradeceu a presença de todos e reforçou o novo momento do controle externo, que entrou em uma fase de aprofundamento das políticas públicas. “As políticas públicas entraram no foco do Tribunal de Contas ainda na gestão do presidente Dirceu Rodolfo, que me antecedeu. Em 2022, focamos na política ambiental e alcançamos um excelente resultado ao encerrar o funcionamento dos lixões em Pernambuco. Neste ano, a nossa atuação teve como alvo as questões ligadas à Primeira Infância, de modo a corrigir falhas na cobertura vacinal, na estrutura das escolas e do transporte escolar e no atendimento a autistas no Estado. Até o final do ano estaremos mostrando à sociedade os resultados destes trabalhos”, concluiu Ranilson Ramos ao encerrar a solenidade.

Confira AQUI o perfil completo dos homenageados 🎖️

Acesse AQUI as fotos da solenidade.

Confira AQUI a cerimônia na íntegra.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 20 de novembro de 2023.